Troika tirou apoio a 92 mil no RSI e a 9136 idosos pobres

Apresentação do Programa de Emergência Social.De maio de 2011 a novembro deste ano, o período que já decorreu do programa de ajustamento do Governo e da troika, registou-se uma redução brutal (28,1%) no número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), cuja prestação média ronda agora os 86,6 euros por pessoa.

Esta prestação dirigida a famílias carenciadas sofreu muitas alterações nos últimos dois anos e meio, sobretudo nos critérios e nas facilidades de acesso à medida. em novembro, o universo de beneficiários rondava as 234.929 pessoas, menos 92 mil do que em maio de 2011, quando a troika entrou, mostram dados da própria Segurança Social, que é tutelada pelo ministro Pedro Mota Soares.

O apoio a idosos pobres também foi muito afetado. O número de beneficiários de Complemento Solidário para Idosos (CSI) está a cair, em termos homólogos e de forma consecutiva, desde maio do ano passado.

Em novembro, o referido apoio, dirigido a idosos com pensões muito baixas, chegava a 225.689 pessoas, menos 4.818 do que há um ano e menos 9.136 face ao início do ajustamento.

http://www.dinheirovivo.pt

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *