Vamos chamar os bois pelo nome… Traços de Momentos e Viagens! (por Jacinto Furtado)

1891212_10202539265698311_698499959_n[1]Há coisa de um mês recebi um telefonema, do outro lado uma voz disse “A Anabela Simões Ferreira vai lançar um livro, chama-se Traços de Momentos e Viagens, nós (Noticias Online) vamos apoiar o lançamento. Tens de escrever um texto sobre isso”.

Que raio, pensei eu, logo eu que mal sei escrever, junto umas palavras e saem umas coisas que me vão na alma, logo eu que não escrevo por encomenda. Só me recordo de o ter feito uma vez, não foi bem uma encomenda, foi mais uma chamada de atenção, voz amiga perguntou-me se já tinha ouvido as declarações duma certa figura pública. Não tinha! Ouvi e escrevi “Em defesa de Margarida Rebelo Pinto”, foi a excepção que confirma a regra. Escrevo sobre o que quero e não sobre o que querem que escreva.

Resolvi dar uma de Calimero com este pedido “It’s an injustice, it is!” Porquê eu? Ainda por cima a Anabela assina regularmente uma coluna no Noticias Online “Na espuma dos nossos dias”, escreve sobre temas actuais, temas fraturantes da sociedade, da política e da justiça. Dito de outra forma, escreve sobre os mesmos temas que eu escrevo mas escreve com muito mais pinta.

Então que raio, querem que promova a “concorrência”? Querem que escreva?…

Ok, cá vai…

A Anabela Simões Ferreira vai lançar no próximo dia 28 de Fevereiro o seu livro “Traços de Momentos e Viagens” é uma edição da Artelogy e o prefácio é de Fernanda Teixeira ex-Secretária Geral da Cruz Vermelha de Moçambique.

Pronto já escrevi!

Passada uma lua sobre o pedido, passada a fase Calimero concluo que na realidade é um motivo de orgulho para o Noticias Online apoiar este lançamento e para mim um verdadeiro privilégio escrever umas palavras sobre o livro, sobre o lançamento e sobre a Anabela.

Traços de Momentos e Viagens é um livro de crónicas ao longo do qual Anabela Simões Ferreira nos leva em momentos mágicos a partilhar as suas experiências, as suas vivências, as suas aventuras. Com o seu estilo muito particular, quer queiramos quer não sentimos que estamos a caminhar ao seu lado e com ela a viver os momentos, as viagens.

Mesmo com toda a envolvência, mesmo com a forma fantástica como nos sequestra nas suas viagens não perde o sentido crítico, não perde o contacto com a realidade e com o estranho caminho que a sociedade percorre.

Anabela Simões Ferreira é uma cidadã do mundo, nasceu em Bissau, cresceu em Portugal é, como a própria se define “Mãe, avó e filha sem fronteiras” a sua única fronteira, nas palavras de Mia Couto é “a fronteira que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos”.

Vamos chamar os bois pelo nome… “Traços de momentos e viagens” é um livro a não perder e para mim um grato privilégio recomendar a sua leitura!

Um comentário a “Vamos chamar os bois pelo nome… Traços de Momentos e Viagens! (por Jacinto Furtado)”

  1. Mas que surpresa dos diabos, ou dos anjos,já nem sei. Jacinto Furtado as tuas palavras têm uma pinta que me deixam sem pinta de pigmentação. Estou deliciada e emocionada e não consigo adjectivar melhor. Também vaidosa e honrada.Por ter sido escolhida para escrever ao teu lado neste jornal do qual me orgulho. Ao lado de pessoas que sem me conhecerem,acreditam,apoiam e consideram os meus textos suficientemente bons para lá figurarem. Luisa Silva uma alma de Joana d´Arc com a visão de que fazer bem e sem nada esperar receber é um exemplo de verticalidade, empatia e amizade. Hoje há poucas pessoas assim. Com causas e pelas causas. Bem hajam. O meu profundo agradecimento a vocês dois em particular e a todos os que ajudam o Noticias Online a chegar longe. Obrigada a todos os que me lêem. É para esses que escrevo,que me desinquieto e que quero desinquietar. Obrigada por promoverem a cultura. Por serem um terreno fértil onde ela pode germinar. Saúde e liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *