Democracia, isto? (por Telmo Vaz Pereira)

transferirJá não é novidade para ninguém, mas agora a coisa ultrapassa as raias do escândalo: a democracia é um sistema político em vias de extinção, pelo menos na Europa.

Confirmámos, depois do 25 de Abril, que um governo de esquerda contaria com a conspiração e a oposição dos Estados Unidos, e da Europa dita “civilizada” comandada por protonazis. Sabemos agora que um governo do Partido Socialista, mesmo que moderado, também não é possível.

A Comissão Europeia, o Eurogrupo, a Alemanha, o FMI e, claro, os mercados, as agências de rating, os especuladores, a alta finança de casino, tudo farão para derrubar António Costa e voltar a fazer eleger Coelho. A imprensa nunca foi tão manipuladora, o povo nunca esteve tão desinformado, pelo menos em tempos de democracia. A não ser que o mundo se revolte e dê a volta — este é um mal que atinge quase todos por igual –, estamos condenados a uma democracia de faz-de-conta, a participar em farsas eleitorais que só serão válidas se elegerem a direita, e quanto mais à direita e radical melhor.

Para isso, para que o voto não seja banido e a democracia suspensa até ordens em contrário, é preciso continuar a ludibriar, vencer pela mentira e pelo medo. Se, mesmo assim, a esquerda, ainda que moderada, conseguir voltar a ser governo… que se arranjem pretextos e se repitam as eleições as vezes que forem necessárias, invistam-se milhões em propaganda, mantenham-se os mass media controlados, prometa-se, minta-se e engane-se. A democracia e a esquerda já estão no corredor da morte. Se calhar só falta marcar a data da execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *