Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa numa parceria com a Associação 25 de Abril inaugura hoje (8 de Maio) pelas 17h00 a exposição colectiva “Abril Hoje” que estará patente na Reitoria da Universidade de Lisboa até ao próximo dia 31 de Maio.
Em exposição vão estar os trabalhos Catarina Correia, Coletivo Negativo, Fábio Colaço, Inês Vegetal, Luisa Barros, Marcos Granja, Maria Correia e Rita Queiroga.
Passados 40 anos da revolta dos cravos, as gerações que vivem no Portugal de hoje pouca mais têm do que memórias do que um dia foi grande. Ano após ano celebra-se a mudança de Abril, fazendo com que pelo menos um dia por ano, se mantenha viva a lembrança. Sendo evidente uma forte crise de valores, políticos, sociais, pessoais e culturais, nós jovens pertencentes à chamada “nova geração” decidimos nesta exposição questionar os valores que hoje se vivem, bem como a detioração dos ideais que um dia saíram à rua. Passando pela escultura, pela pintura, instalação e videoarte associada ao happening, perguntamo-nos e perguntamos-vos em que se tornaram os símbolos defendidos num Abril de há 40 anos. Sentimos que é fundamental recordar para que não se perca o que um dia foi ganho, mas que acima de tudo é preciso fazer, de cada dia um dia de mudança, é preciso “trazer um amigo também”, é preciso criar um novo caminho sem esquecer “de quem é o carvalhal”.
Deixe um comentário