O fabuloso caso do colégio onde quase todos têm 20 a direito (por Telmo Vaz Pereira)

4296604Dos 23 alunos alunos que frequentaram a disciplina de Direito no Colégio D. Leonor, 21 tiveram a classificação 20 valores. É caso para questionar que mal fizeram os outros dois alunos que tiveram 19 e 17 valores. A disciplina em causa pertencia ao plano curricular do 12º ano findo o qual muito alunos se candidatam ao ensino superior em que as notas determinam o lugar na seriação.

A informação foi avançada na semana passada pela Gazeta das Caldas (1) que questionou o estabelecimento de ensino sobre a possível inflação das notas, como foi descoberto este ano e em anos anteriores em estabelecimentos de ensino privado para figurarem nos primeiros lugares do ranking escolar. O Colégio D. Leonor respondeu que sendo uma disciplina opcional os alunos se encontram particularmente motivados, sendo essa a razão pela qual o seu desempenho é tão extraordinário.

Contudo, a Gazeta das Caldas adianta que analisando as notas das disciplinas em que não se realizam exames nacionais, o Colégio das Caldas apresenta notas inflacionadas dando aos seus alunos uma vantagem sobre os restantes no acesso ao Ensino Superior. Um ex-aluno conta ao jornal online das Caldas que “no Colégio não se fazem testes na maioria das disciplinas opcionais do 12º ano” e que numa das disciplinas, o Inglês, a avaliação tinha consistido apenas numa prova oral, acrescentando: “raramente demos matéria”.

«Comparando as médias das disciplinas optativas anuais, o colégio regista 18,1 valores, enquanto as escolas Raul Proença e Bordalo Pinheiro, registam, 16,0 e 15,4 valores, respectivamente» pode ler-se na referida notícia da Gazeta. A notícia já originou o protesto de alunos, pais e professores da Escola Raul Proença (2) que acusam justamente o Colégio D. Leonor de desvirtuar as notas.

(1)http://gazetacaldas.com/sociedade/quase-os-alunos-do-colegio-rainha-d-leonor-20-na-disciplina-direito/

(2)https://jornaldeleiria.pt/noticia/alunos-e-direccao-da-raul-proenca-acusam-colegio-de-inflacio-4615

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *