Quem leu o título deste texto certamente pensou que o tema seria político, especialmente porque o dia de hoje assim o justificaria ou, para os menos dados a coisas da política, que seria sobre um filme do James Bond.
Errado, nada a ver nem com política nem com filmes. É um texto sobre algo bem mais importante, bem mais digno e bem mais espectacular.
É um texto sobre um grupo de jovens que, com a sã obstinação dos jovens, lutam diariamente pela realização dos seus sonhos, pelo reconhecimento da sua arte e da sua qualidade. Alheios mas não alheados das consequências que a política, a má política, tem nas suas vidas e no seu futuro com a falta de apoios e com a falta de investimento, em todas as áreas duma forma geral, nas artes e na cultura em particular.
Nasceram em 2015 e, ainda recém-nascidos, participaram no concurso da RTP Acappella. Participaram e venceram, como resultado dessa estrondosa vitória que obteve unanimidade do júri, composto por, Paula Oliveira, Simone de Oliveira e Júlio Isidro gravaram o seu primeiro álbum e, desde aí, não mais pararam, são os THE SPELL.
Os THE SPELL estão, pelo segundo ano consecutivo, na Rússia a representar Portugal entre 1 de 12 de Maio no Moscow Spring Acapella International Festival 2019.
Na edição de 2018, entre 190 participantes ficaram no top 5.
Não, não receberam nenhum telefonema do Presidente da República, certamente por distração uma vez que Marcelo Rebelo de Sousa não se poupa a abraços e telefonemas, até Iker Casillas, guarda-redes do Futebol Clube do Porto, recebeu um quase ao mesmo tempo que tinha o enfarte.
São elevadas as espectativas para a participação na edição deste ano no festival e o apoio de todos nós, ao único grupo português a participar no maior evento de grupos acapella é importante e necessário.
Todos podemos contribuir para que venha para Portugal um dos lugares cimeiros do festival e, obviamente, contribuir para que Marcelo Rebelo de Sousa possa abraçar e tirar uma selfie com os representantes de Portugal e, esperemos, vencedores.
A participação é muito fácil, basta aceder a esta página e votar, todos podem votar uma vez por dia. Não deixem de o fazer, eles merecem e todos nós queremos mais um troféu em Portugal from Russia with love!.
Quem são os THE SPELL:
Debbie Monteiro, 22 anos, formada em Teatro Musical e História da Arte, Património e Teoria do Restauro, aliando o Teatro à História da Arte através de visitas guiadas com História ao Vivo. Desde muito nova que canta, dança e representa, tendo participado em vários concertos e peças de Teatro Musical (nomeadamente com a Yellow Star Company), fazendo também dobragens.
Dhaze, 20 anos, teve desde sempre um enorme fascínio pela música, mas apenas descobriu a sua paixão pelo beatbox á cerca de 5 anos, passando a ser conhecido pela sua capacidade de improvisação e por “ sound design” muito característico. É o atual Campeão Nacional de Beatbox, tendo já participado em competições internacionais, como a “Grand Beatbox Battle!
Diego Marta, 21 anos, estuda música desde os 10 anos. Começou a estudar orgão de igreja e atualmente estuda jazz. Esteve sempre muito presente no meio coral (jazz, barber shop, clássico, entre outros), tendo participado em diversos concertos no país e no estrangeiro.
Johnny Jee, 27 anos, começou cedo a cantar em coros com grande influência Gospel. Estudou canto e Teatro Musical, tendo feito algumas peças de teatro e outros projetos de música. Foi em 2015 que descobriu o acappella no Spell.
Su Marques, 25 anos, começou a estudar música aos 10 anos, tendo começado no piano e, mais tarde, passado para o canto. É licenciada em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa e, atualmente, está a frequentar o mestrado em Direção Coral na mesma instituição. É também professora de música.
Jacinto Furtado
Deixe um comentário