Muitos dos doentes operados no Hospital Amadora – Sintra vão para o bloco operatório com ligaduras nas pernas subsituindo as meias elásticas que são usadas na prevenção de tromboses venosas durante a cirurgia e na recuperação. Faltam meias elásticas.
Este hospital tem sido notícia diariamente pelas mais diversas razões, todas elas negativas. Desde a demissão da Direcção da urgência no dia 31 de Dezembro por falta de condições de trabalho incluindo o numero reduzido de médicos e a falta de espaço para internamento de doentes, ( O SO de Medicina nos dia 1 e 2 de Janeiro era extensível ao corredor) até á longa espera pela realização de consultas e exames que põe vidas em risco e que leva alguns á morte. A causa são os cortes orçamentais na saúde sem qualquer tipo de critério, eliminando produtos e serviços de primeira necessidade e aumentando a despesa com o que é desnecessário.
Apesar de todas as dificuldades, o hospital envia aos utentes que utilizaram a urgência o denominado “Modelo de informação de custos” que é um relatório de despesas descriminadas com todos os custos gastos na urgência.
O Noticias Online teve aceso a um desses “Modelos” que é composto por duas folhas: uma com todos os exames realizados na urgência e respectivos custos e outra com o valor acumulado gasto no hospital durante o ano todo. Neste caso os valores correspondem ao preço da urgência, raio x e análises e perfazem um total de € 108,00 dos quais o utente pagou € 17,50. O que é que isto interessa ao utente ou que utilidade tem? Nenhuma!
O hospital gasta tempo dos funcionários que podem fazer outra coisa, por exemplo informatizar os processos que estão em papel e que são transportados em carrinhos para as consultas; gasta papel, tinta de impressora e selo de correio. Multipliquemos isto por milhares de utentes que usam diariamente a urgência e teremos alguns milhões de Euros que tanta falta fazem e que estão a ser cortados no que é indispensável.
Foi por isso que fui amputado a uma perna, as pessoas que levem meias quando forem operados e um grande risco de terem uma trombose vascular nas pernas, tenham cuidado