Isto está tudo ligado (por Telmo Vaz Pereira)

unnamed (1)De acordo com a DECO (1), a chamada Black Friday foi uma monumental fraude. Anunciou, por isso, que irá apresentar queixa à ASAE, embora me pareça que daí nada vai resultar, e saberão porquê ao continuarem a ler este texto. Descobriu-se, entretanto, que a ASAE politizada com militantes responsáveis nomeados pelo PSD, é agora um tigre de papel… em tons laranja que na prática deixou de exercer a sua função de fiscalizar e, quando fosse o caso, de penalizar. Isto anda tudo ligado.

O propositado imobilismo poderá eventualmente ter posto gravemente em risco a saúde dos consumidores, visto que a operacionalidade da ASAE caiu a pique nesta polícia criminal com a direcção dos boys do PSD. E da ausência praticamente total da necessária e fundamental fiscalização dos bens alimentares e outros, não duvido que este gang tenha aumentado os seus rendimentos paralelos por via da corrupção, fechando os olhos a quem pagasse para que não fossem importunados, como por exemplo nas indústrias de bens alimentares que não cumprem as regras que a lei impõe no domínio da segurança e higiene, ou o combate aos que se dedicam à venda de artigos de contrafação e o comércio ilegal (contrabando) de bebidas e tabaco, entre outros, alimentando o mercado paralelo altamente lesivo para a economia. E para que não houvesse testemunhas que poderiam denunciar, correram com todos os quadros e agentes que fossem considerados próximos do PS, ou nomeados pelos governos PS.

Na verdade, uma das inúmeras missões do estarola de Massamá, além de agravar o défice, a dívida, o desemprego, a emigração, a pobreza, a saúde, a educação, as privatizações, etc, foi politizar a ASAE com boys do PSD nomeados pouco antes das eleições com mandatos de 5 anos, período superior à da presente legislatura. À semelhança do que fez o ministro da “lambreta” de Portas, Mota Soares – na Segurança Social. O método foi o mesmo. O objectivo também. O mal-estar dentro da instituição agudiza-se. Há inspectores que dizem mesmo que a ASAE deixou de ser uma autoridade de controlo da segurança alimentar.

unnamed (2)

Torna-se imprescindível ver aqui (2) os detalhes da arrepiante história contada com factos comprovados por Sandra Felgueiras, na RTP1, no programa Sexta às 9, que já tem uma longa experiência em reportagens de contrafação, neste caso de contrafação política desenvolvida pelo deposto passos coelho. Ficarão a saber entre muitas outras coisas gravíssimas, que o último governo de passos substituiu a cúpula da ASAE por militantes do PSD a quem deu instruções precisas sobre o que tinham de fazer. Ficarão a saber que o actual Secretário de Estado da Energia, o socialista Jorge Seguro Sanches, esteve indicado pelo CRESAP, durante um ano e 2 meses, para assumir o cargo de sub-Inspector Geral desta polícia criminal, mas nunca foi nomeado pelo governo PSD-CDS.

O imprestável láparo passos, se pudesse continuar no poder — e esta é mais uma conclusão lógica da sua lamentável passagem por S. Bento –, converteria o Tribunal de Contas num serviço secundário para despacho na São Caetano à Lapa, sede do PSD; e o Tribunal Constitucional, que travou o PM cessante de progredir nos esbulhos aos funcionários públicos, pensionistas e portugueses em geral, seria transformado numa mera secretaria anexada como apêndice da secção distrital de Lisboa do PSD, tal como acontece com a politização das instituições do Estado nos regimes ditatoriais de partido único como passos coelho tratou de construir nestes últimos quatro anos. Tudo com a orientação geral – directa e indirecta – do estarola que tudo fez objectivamente para permitir a degradação progressiva da ASAE, totalmente aprisionada pela corja laranja.

E como os interesses e ambições pessoais e partidários se colocaram à frente das instituições do país, algo teria de ser feito para enfraquecer esta polícia de segurança alimentar e de fiscalização económica e, ao mesmo tempo, salvar as empresas e os empresários do PSD — amigos do partido que deixaram assim de ter por perto a vigilância da ASAE — e que contribuíram directamente para colocar o estarola no poder. Mas agora nada puderam fazer para impedir a sua queda.

Tudo, no fundo, tem relação com tudo, isto está tudo ligado, como o círculo de Pascal…

(1) http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/nc/noticia/black-friday-fez-mesmo-um-bom-negocio

(2) Reportagem – Vídeo: http://www.rtp.pt/play/p1758/sexta-as-9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *