Ministério “lamenta profundamente” situação da doente que esperou dois anos por exame

medico_hospital_ReutersO Ministério da Saúde lamentou hoje profundamente a situação de uma doente oncológica que esperou dois anos por uma colonoscopia que depois confirmou um cancro em estado avançado, inoperável.

Em declarações à agência Lusa, fonte oficial do Ministério da Saúde disse ser uma situação “intolerável”, que “lamenta profundamente”.

O caso faz hoje manchete no Diário de Notícias, que conta que uma doente com cerca de 60 anos descobre um cancro em estado grave depois de dois anos  à espera de um exame.

Segundo o jornal, a doente fez o rastreio ao cancro colorretal e a análise foi positiva, tendo sido de imediato encaminhada para o Hospital Amadora-Sintra, mas sendo chamada para consulta apenas um ano depois.

A colonoscopia, fundamental para confirmar o diagnóstico de cancro,  demorou mais um ano a ser feita. A doente descobriu então ter um cancro em estado avançado, que é inoperável, encontrando-se a fazer quimioterapia  para reduzir o tumor.

A Inspeção-geral das Atividades em Saúde (IGAS) vai abrir um processo de averiguações.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do Hospital Amadora-Sintra  disse que não fará qualquer declaração ou comentário sobre o caso até à  conclusão do inquérito pela IGAS.

http://sicnoticias.sapo.pt

 

Um comentário a “Ministério “lamenta profundamente” situação da doente que esperou dois anos por exame”

  1. Sofia diz:

    O Amadora-Sintra é pródigo em fazer estas coisas.
    Como é possível que um doente com um exame positivo para cancro tenha que esperar por uma consulta, quando deveria ser logo atendida no mesmo dia.
    Um doente enviado por uma outra unidade de saúde, com indicação de AVC, nada faz, envia o doente para casa com uns comprimidinhos para a tosse pois o que a doente tem é tosse. Quando se reclama a respostas é que todos os passos foram dados para os sintomas da doente.
    Só é de lamentar que as pessoas sofram, física e psicologicamente e, muitas vezes venham a falecer, pela incompetência dos ditos Srs. Drs. que vão para medicina porque é das profissões que mais dinheiro dá, ou pelo menos assim está rotulada.
    Infelizmente não é só o Amadora-Sintra…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *