NENHUM BOY FICA PARA TRÁS (por Telmo Vaz Pereira)

ImageProxyEstamos perante a total perda de compostura ética. Tem sido a desbunda mais desenfreada: de embaixadas a reguladores, passando por órgãos de cúpula de institutos e da Administração Central, não há buraco onde não tenha sido enfiada garotada do passismo e do portismo. Nenhum governante quer ficar atrás do alegado primeiro-ministro, que está apostado em arranjar emprego para o pessoal do seu gabinete, chegando Passos Coelho até a reabrir a embaixada da UNESCO para o efeito, colocando lá o seu chefe de gabinete, que foi encerrada por Portas e até aqui era representada cumulativamente pelo embaixador em Paris. Rui Machete reabre a de Bruxelas e coloca o seu chefe de gabinete como cônsul em Paris. É uma festança esta dança !

É impossível acompanhar o frenesim que por aí vai — que mostra, aliás, como Passos & Portas (e os seus inner circles) estão conscientes do que os espera em Outubro. Só neste fim-de-semana, há o Expresso a dar conta:

• Do autêntico assalto à REPER-Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, para onde já foram encaixados 14 mas serão 28 no total os boys nomeados (1);
• Da circunstância de que cabe sempre mais um(a) na AICEP (2), onde Miguel Frasquilho, ex-deputado do PSD e nomeado presidente da AICEP criou um lugar especial para colocar uma secretária-geral-adjunta que foi sua colaboradora quando era secretário de Estado ; e
• De que Pires de Lima nomeou de uma assentada nove dirigentes para três entidades reguladoras.

O Diário de Notícias (3) pega no exemplo de uma das entidades reguladoras (ANAC, antigo INAC) e mostra como a selecção dos dirigentes é feita. Um dos casos já mereceu até a devida atenção do Público (4) que descreve as tropelias. Trata-se de Lígia da Fonseca que era até Agosto.2014 “técnica especialista” do Ministério da Economia, e que foi designada vogal do conselho de administração da Agência Nacional de Aviação Civil / ANAC em regime de substituição sem o obrigatório crivo e parecer prévio da CRESAP, que pôs em causa o processo de nomeação da nova administradora do regulador da aviação:

 

ImageProxy

Toda esta gente tem a expectativa de se manter para lá da próxima legislatura nos cargos que agora ocupa. Só me vem à cabeça o trabalho de sapa que Maria Luís Albuquerque, exercendo funções no ex-IGCP, desempenhou após Passos Coelho ter sido eleito presidente do PSD, tal como é descrito num livro (5) de que David Dinis é co-autor.

Para finalizar, só uma pergunta: alguém se lembra de o anterior governo ter sido acusado de ter andado a dar colo a boys no período que antecedeu as eleições de 2011?

(1) http://expresso.sapo.pt/politica/2015-07-18-Governo-nomeia-leva-de-tecnicos-para–a-Reper

(2) http://expresso.sapo.pt/politica/2015-07-18-Frasquilho-cria-lugar-na-AICEP-para-assessora-das-Financas

(3) http://www.dn.pt/politica/interior.aspx?content_id=4687982

(4) http://www.publico.pt/economia/noticia/governo-contorna-comissao-de-recrutamento-em-nomeacao-do-inac-1667687

(5) http://www.esferadoslivros.pt/livros.php?id_li=%20322

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *