Tenho guardado silencio sobre a agressão e massacre de Gaza.
Tem-me incomodado a incapacidade de distinguir entre guerra / defesa/…e respeitos humanos. e considerar -se que não admitir massacres, humilhações, torturas, assassinatos selectivos e mais, muitos etecetras significa ódio ao povo judeu.
Poderia citar a pacifista israelita Nurit Pelet – Elhanan, que recebeu o prémio Sarakov, Marek Edelman sub-comandante do levantamento judeu de Varsóvia, referir que há muitos judeus contra esta politica de terra queimada, etc.
Em Agosto de 1987 eu estava em Barcelona a dirigir um espectáculo. O jornal noticiou a morte de Rudolph Hess no castelo de Spandau, e eu percebi imediatamente que esse facto seria uma propaganda óptima para o resurgimento do nazismo. E então escrevi “O Principe de Spandau”.A peça teve estreia mundial em Viena de Austria a convite da Câmara Municipal, para assinalar o “Dia de Cristal”, o inicio do massacre dos judeus na Alemanha, depois estreou em Dinamarca, França, Madrid, Bolívia, Roménia, Londres , Lisboa, Suécia, Noruega…
Cito um pequeno excerto da peça (refere a táctica de Hess depois de Eichman ter sido aprisionado pelos judeus e executado em Israel):
Desculpem continuar a falar de racismo, mas é um tema que me apaixona. Que se passou com Israel? Dada a nossa acção pedagógica, não só não capturaram mais nenhum dos nossos quadros depois do lamentável rapto de Eichman, como aplicaram o nosso sistema para combater os palestinianos. Direi mesmo que aplicam tão bem como qualquer dos nossos melhores SS.
Infelizmente a peça estava certa e continua a ser de horrível actualidade.
E eu lamento imenso ter de continuar com a mesma opinião!
Hélder Costa
Será esta, a SOCIEDADE que nos querem impor? Não…não é só neste pequeno retângulo à beira mar; todo o planeta está em cacos e o que vem aí não augura nada de bom. E lembrem-se do que vos digo, nem no tempo de Salazar, as injustiças em Portugal, eram tão gritantes. se é este, o país que me querem vender…prescindo:
O IV REICH está a bater nos. à porta.
Os factos não mentem, com a guerra da Ucrânia, mas também no Afeganistão, em Gaza, no Iraque, no mundo muçulmano, onde a um ocidental, quase tudo é negado e para mulheres e crianças locais, a vida é um INFERNO, quando a vida, enquanto tal, é levada ao mínimo aceitável. Até o aquecimento global vai piorar o mundo que conhecemos.
“SERÁ O SALVE-SE QUEM PUDER” e o “SALVAR-SE” significa apenas que o ricaço será enterrado num caixão acolchoado a seda e aquecido a ar condicionado por toda a eternidade.
A esses…que a terra lhes seja pesada, quanto aos outros, os indigentes, terão sempre as mordomias de que usufruíram em vida, NADA.