Projeto ‘MIND-Matosinhos’ vai ajudar a prevenir a perda de memória

O Projeto ‘MIND-Matosinhos’ recentemente implementado tem como objetivo combater as doenças degenerativas e ajudar a prevenir a perda de memória nos cidadãos do concelho.

Já há mais de 300 pessoas inscritas no projeto, coordenado pelo ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, que está de momento a recrutar participantes e pretende espalhar-se de Norte a Sul do país.

MIND-Matosinhos: Multiple Interventions to Prevent Cognitive Decline é apoiado pela Portugal Inovação Social e cofinanciado pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, através do Fundo Social Europeu (POISE-03-4639-FSE-000793).

COMO FUNCIONA O MIND-MATOSINHOS?

Através de um programa gratuito, de base comunitária, que inclui cinco intervenções não farmacológicas que ajudam a prevenir a perda de memória e que consistem em exercício físico, treino cognitivo, educação alimentar, adapação à perda de memória e avaliação e correção de problemas auditivos.

O MIND-Matosinhos teve por base o estudo MIND implementado no ACES-Porto Ocidental, em 2019, no qual o ISPUP também participou, e que era destinado aos utentes da zona do Porto Ocidental.  

A equipa do projeto, liderada pelo investigador do ISPUP, Vítor Tedim Cruz, explica que “uma vez que ainda não existem medicamentos que permitam estabilizar o desempenho cognitivo em indivíduos com défice cognitivo ligeiro, evitando a sua progressão para demência, o MIND-Matosinhos está a avaliar o impacto de um conjunto de intervenções não farmacológicas para prevenção do declínio cognitivo”.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todas as pessoas que apresentem queixas de perda de memória e que residam em Matosinhos e/ou que estejam inscritas numa Unidade de Saúde Familiar da Unidade Local de Saúde de Matosinhos são elegíveis para participar no MIND-Matosinhos.

Os participantes têm que ter entre 18 e 85 anos, escolaridade mínima de 4 anos, autonomia para a realização das atividades da vida diária, e não devem ter contra-indicações para a prática de atividade física, nem diagnóstico prévio de demência ou de incapacidade grave.

As atividades programadas neste projeto estão a ser realizadas em vários locais situados nas diferentes Uniões de Freguesia do Concelho de Matosinhos e também na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto.

Os interessados em aderir ao programa, podem fazê-lo, através do e-mail mind.matosinhos@ispup.up.pt ou do contacto telefónico: 912371271.

As atividades do projeto podem igualmente ser acompanhadas através das redes sociais FacebookInstagramTwitter e canal de YouTube.

Fonte: ISPUP/PIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.