De maio de 2011 a novembro deste ano, o período que já decorreu do programa de ajustamento do Governo e da troika, registou-se uma redução brutal (28,1%) no número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), cuja prestação média ronda agora os 86,6 euros por pessoa.
Esta prestação dirigida a famílias carenciadas sofreu muitas alterações nos últimos dois anos e meio, sobretudo nos critérios e nas facilidades de acesso à medida. em novembro, o universo de beneficiários rondava as 234.929 pessoas, menos 92 mil do que em maio de 2011, quando a troika entrou, mostram dados da própria Segurança Social, que é tutelada pelo ministro Pedro Mota Soares.
O apoio a idosos pobres também foi muito afetado. O número de beneficiários de Complemento Solidário para Idosos (CSI) está a cair, em termos homólogos e de forma consecutiva, desde maio do ano passado.
Em novembro, o referido apoio, dirigido a idosos com pensões muito baixas, chegava a 225.689 pessoas, menos 4.818 do que há um ano e menos 9.136 face ao início do ajustamento.
Deixe um comentário