ULTIMA HORA – Ricardo Salgado detido (Actualizada 19h00)

salgadoRicardo Salgado foi esta manhã detido na sua casa do Estoril no âmbito da operação Monte Branco.

Esta manhã o ex-presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES) foi detido na sua casa do Estoril. A detenção de Ricardo Salgado vem na sequência das diligências ontem levadas a cabo pelo DCIAP que, acompanhado por inspectores tributários e por agentes da PSP levaram a cabo buscas na sede do Grupo Espírito Santo e de outras empresas relacionadas com o grupo.

Também alvo de busca foram a casa de Ricardo Salgado e o escritório no Hotel Palácio. Ao que o Notícias Online conseguiu apurar, as buscas e a detenção foram feitas ao abrigo do processo “Monte Branco” e em causa estará a venda da ESCOM que provocou um buraco nas contas estimado em 500 milhões de Euros. O escritório da advogada Ana Bruno e de Amilcar Morais Pires foram igualmente alvo de buscas judiciais.

O Ministério Público investigou 12 transferências de 27 milhões de Euros efectuados entre 2009 e 2011 a partir do Banco Espírito Santo de Angola para empresas no Panamá que teriam como beneficiários Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires. Recorde-se que Morais Pires chegou a ser indicado por Ricardo Salgado como seu sucessor à frente dos destinos do banco.

PGRA nota à imprensa divulgada pela Procuradoria Geral da República é escassa em informação mas o Notícias Online sabe que Ricardo Salgado está desde as 10h30 a ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre do Tribunal Central de Instrução Criminal sendo que uma das preocupações dos investigadores é o risco de destruição de provas. Segundo conseguimos apurar Ricardo Salgado estaria a utilizar nas suas comunicações telefones encriptados tendo recorrido aos serviços de seguranças israelitas.

A “Operação Monte Branco” investiga a maior rede de branqueamento de capitais e fuga ao fisco até hoje descoberta e investigada em Portugal e teve inicio em 2011 estimando-se que a fraude atinja valores na ordem dos mil milhões de euros.

Noticias Online vai continuar a acompanhar o desenvolvimento deste caso, sendo esta notícia actualizada sempre que existam novos desenvolvimentos.

Actualização (19h00) – Ricardo Salgo já se encontra em liberdade, após ter sido ouvido pelo juiz Carlos Alexandre o ex-presidente do BES foi sugeito à medida de coacção termo de identidade e residência, ficando proibido de se ausentar do País bem como de contactar com outras pessoas envolvidas no processo.

Ricardo Salgado teve ainda de pagar uma caução de três milhões de euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *