Vamos a llamar los toros por su nombre… La Comunidad de Países de Lengua Portuguesa! (por Jacinto Furtado)

cplpHay que saludar al nuevo miembro de la Comunidad de Países de Lengua Portuguesa (CPLP), como anfitriones y pueblo que da nombre a la lengua hay que enviar un fuerte saludo y bienvenida… …

Guiné-Equatorial.

Qué cosa, me suena raro lo que acabo de escribir y no entiendo que pasa!

Já sei!

Deve ser o ridículo de ter de escrever em espanhol os futuros novos membros da CPLP entenderem a mensagem!

Qual será a parte que as brilhantes mentes não entendem, entre outros aspectos, para se ser membro de uma comunidade de países de língua Portuguesa há um pormenor quase sem importância que devia ter-se em conta. Qual será? Talvez falarem português, não concordam?

Há variadíssimas razões para a Guiné Equatorial não fazer parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, uma delas, a mais evidente, não entendem patavina de Português. Não respeitam os direitos humanos, tem em vigor a pena de morte, é uma oligarquia, a corrupção e o desvio de fundos estatais é a prática corrente.

Curiosamente, depois de escrever o parágrafo anterior, dei-me conta que com excepção para a pena de morte assumida de forma oficial e o facto de não falarem Português poucas coisas diferenciam a Guiné Equatorial da maior parte dos membros da CPLP.

A forma como a Guiné Equatorial entrou para a CPLP não deixa de ser curiosa, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo é chamado à mesa dos lideres e faz parte da “foto de família” antes mesmo de ser oficializada a entrada do seu País que espanto dos espantos foi por consenso e não por votação. Confirma-se, democracia é coisa que não se pratica por lá.

Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho estiveram bem e mal simultaneamente. Estiveram bem ao não aplaudirem os déspota mas estiveram mal ao não abandonar a sala quando a palhaçada começou. Essa teria sido uma atitude  digna que orgulharia o Povo Português, mas para isso seria necessário ter coluna vertebral coisa que já sabemos estes dois não têm.

Fantástico foi ouvir o déspota Teodoro dizer num fluente Português, “Si, estoy muy satisfecho”, não seria de esperar outra coisa, afinal o seu País tinha acabado de entrar na Comunidade de Países de Língua PORTUGUESA.

Vamos chamar os bois pelo nome… Actualmente é um desprestigio para Portugal continuar a fazer parte da comunidade dos Países que dizem falar a sua língua. É um desprestigio sentarmos-nos à mesma mesa que esta gente.

3 comentários a “Vamos a llamar los toros por su nombre… La Comunidad de Países de Lengua Portuguesa! (por Jacinto Furtado)”

  1. Sabem que a GE teve mais de 300 anos de presença portuguesa? E que por lá se fala um dialeto diretamente oriundo do português? E que a GE só não se manteve portuguesa até ao sec. XX porque a trocámos por uns acres no Brasil, no tempo em que trocávamos territórios com os espanhóis como os miúdos trocam cromos da bola? Sabem que o povo (os ditadores não são para aqui chamados…) nunca aceitou a soberania espanhola? Talvez a GE seja mais lusófona do que a Guiné Bissau ou algumas províncias de Angola ou Moçambique…

  2. Alberto Martins diz:

    Nem vale a pena falar a porcos que nos ofenderam.

  3. umBhalane diz:

    O Sr. Jacinto tem Portugal em alta conta/consideração.
    É um direito que lhe assiste.

    Mas…muitos de nós temos memória recente adquirida, e recente é desde, digamos…1974.

    Portugal actual está muito bem na CPLP.
    Somos dignos uns dos outros.
    Meter a cabeça na areia, não vale a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *