Carta aberta a uma maluca

Cara Ana Gomes,

Durante toda a sua carreira política foi acusada de mentirosa, difamadora, caluniadora e maluca por expor, sem papas na língua, vários esquemas de corrupção e os seus protagonistas. Agora, os mesmos que a acusaram de maluca quando atacou Isabel dos Santos, pelas ligações criminosas e aproveitamento de fundos públicos, estão calados e aflitos.

Foi acusada de maluca quando denunciou os milhares de milhões de euros transferidos de Portugal para paraísos fiscais sem pagamento de um único imposto. No ano passado alertou que a investigação a esse desfalque fiscal está parada há dois anos.

Enquanto eurodeputada foi acusada de maluca por denunciar as jogadas de Ricardo Salgado, ainda ele era o Dono Disto Tudo, e teve a coragem de denunciar os donos do Novo Banco às autoridades europeias, por criarem um esquema de “enriquecimento” indevido com ativos do banco para obter fundos europeus. Foi dos poucos políticos que pediu a Bruxelas que actuasse contra os ex-gestores e credores que abusaram do banco público para benefício próprio. Esteve e está na linha da frente pela proteção legal de quem denuncia grandes redes de corrupção em Portugal e na Europa.

Foi um dos rostos principais contra um esquema financeiro de lavagem de dinheiro que envolveu bilionários e grandes políticos mundialmente.

Foi das primeiras pessoas que expôs os casos de corrupção de José Sócrates e pediu a sua saída do partido socialista, enquanto todos os outros, incluindo António Costa, caluniavam o ministério público por fazer o seu trabalho: investigar. Talvez por isso tenha sido afastada no partido.

Foi acusada de maluca quando teve a coragem de gritar “vergonha” ao primeiro-ministro socialista de Malta, enquanto todos batiam, depois do assassinato de uma jornalista que investigava o seu governo. 

Ainda ontem, depois da tentativa de intimidação, teve a coragem de acusar a Procurada-Geral da República, a CMVM e Banco de Portugal de conivência com os esquemas alegadamente fraudulentos da empresária angolana Isabel dos Santos.

Por isso, cara Ana, embora seja vítima de uma campanha de intimidação e difamação, é para mim alguém que alimenta o meu orgulho em ser português, independente dos partidos. Provou vezes sem conta que não está na política para apenas sorrir e falar, mas sim para agir. Continua, mesmo depois de afastada, na linha da frente no combate à corrupção. 

Há por aí quem ambicione poder apenas para ser poderoso. Esses, servem-se apenas a eles próprios. A senhora serve os outros, até mesmo quando poder a faz de si um alvo a abater. Para isso, só mesmo um maluco. 

Tenho dito.

Gaspar Macedo

NR: Texto publicado originalmente na página Facebook de Gaspar Macedo

22 comentários a “Carta aberta a uma maluca”

  1. Mepo Desseawa diz:

    Queriamos polificos so seu nível
    Onde eles estão.andam por aí caladinho que vergonha contrariem a senhora digam algo a vossa defesa,são hipócritas bajuladores mentirosos,políticos de compadrio e CAMBALACHO

  2. António Fernandes diz:

    Coragem para ser diferente e competência para fazer a diferença.

  3. Narciso Fernandes diz:

    Quem critica a Dr. Ana Gomes não é intelectualmente honesto . São centenas de deputados e eurodeputados que os Portugueses elegem de todos os quadrantes políticos . Apenas está SENHORA teve a lucidez de honestidade para desmascarar ladrões mesmo que políticos aqui e na Europa banqueiros e toda a agiotagem que dominam o sistema bancário e até o próprio Estado desde Angola a Portugal e ao resto do Mundo. Sabendo se que toda essa matilha ou boa parte controla porque foram deputados no parlamento com ligações ao PSD/cds. Grave é que das largas centenas de deputados e eurodeputados, que foram eleitos para defender o dever de zelar pela normalidade do ESTADO de Direito e pela democracia todos tentaram olhar cada um pela vidinha mesmo vendo milhões de atropelos feitos pela mesma classe politica, desde roubos de milhares de milhões e um descambar da corrupção dentro e fora do Estado . Apenas está SENHORA teve a honestidade intelectual de desmascarar contra tudo e contra todos os parasitas que apenas estão na política para se governar o que prova a falta de honestidade intelectual e cívica de toda a classe política . Portugal deve á Dr. Ana Gomes o maior respeito e admiração. No meio de tantos eleitos nas últimas décadas foi a única que teve coragem de tratar os BOIS pelos nomes. Todos sem excepção aqueles que através da corrupção e roubalheira destruíram Portugal economicamente e socialmente . Só não foi estacado a tempo porque justiça não fez o seu trabalho .

  4. T. R G diz:

    A geringonça que nos tem governado desde a revolução de derrubou o facismo.
    Falhou em tudo , o capitão Maia arriscou sua vida e a vida de muitos que acreditaram nele mas foi enganado .a verdadeira democracia essa prometida ao povo , falhou.
    O governo foi formado e desde então temos sido governados, por incompetentes que se concentraram unicamente no bem estar dos funcionários públicos, esquecendo o povo em geral.
    Pensão eles que o povo se esquece, que herdaram do regime salazarista, um património invejado?
    E não tardou muito tempo que levassem o país à banca rota!
    Criaram mordomias, leis com direitos exclusivos. Como, pensões antecipadas isenção de impostos, aboliram a justiça que é uma vergonha. Esvaziaram os cofres dos bancos, milhares que desapareceram. Reservas que tinham sido amealhadas com muito sacrifício e não têm vergonha de não as restituirem .
    Para eles estão sempre a aumentar regalias e para o povo deveres impostos e mais impostos .
    Não teem vergonha dos milhares que estão a passar fome.
    Não teem vergonha de manter o ordenado mínimo, a um terço de alguns países da Europa.
    Como podem eles segurar os jovens em Portugal, casarem e e criar uma família para compensar, os que vão partindo? Ah já me lembro estão a pensar em povoar o país com refugiados.
    Eu penso que é tempo de criar uma geringonça com os partidos que eles têm abafado.
    E porque não o chega ? O André Ventura creio que com a ajuda do povo terá coragem de fazer uma escolha
    Na cozinha do palácio de São Bento, partir alguns pratos porque a maioria estão enferrujados e com a ajuda do povo munido de vassouras varrer os cacos
    E estou certo que se o povo sair à rua, munido de vassouras em direção a Belém, não terão problema , a polícia e forças armadas armadas limparão todos os obstáculos.
    Numa verdadeira democracia o povo tem os mesmos deveres e goza dos mesmos direitos.
    Para bem da nação

  5. Oscar Baia diz:

    Nunca tive quaisquer dúvidas da frontalidade e da veracidade da senhora Ana Gomes. Sempre fui seu fã e daí que lhe encorajo a prosseguir nessa senda e ajude-nos a desmascarar esses gatunos e falsos democratas. Força, minha idolo!

  6. Pedro Freitas diz:

    E gostaria MUITO de a ver na Presidência da República!
    É uma Mulher de enorme coragem que muito tem ensinado aos homens cobardolas que dominam a classe política, homens esses com h bem pequenino…
    Parabéns e nunca desista! Precisamos de si!!!

  7. E Guedes diz:

    Penso que esta na altura de pedir protecção pois há um grande risco de a fazerem calar-se! O grande problema é que quem tem o poder de a proteger, naturalmente são os primeiros a quere-la caladinha!!! E esta! Heimmmmm!!!!

  8. Aurora Coelho diz:

    Este eu vou responder: Oxalá vão aparecendo mais, muitas Ana Gomes, muitos juízes Alexandres a ver se Fazem com que Portugal volte a ser um País de respeito. Tenho dito…..

  9. Aurora diz:

    Este eu vou responder: Oxalá vão aparecendo mais, muitas Ana Gomes, muitos juízes Alexandres a ver se Fazem com que Portugal volte a ser um País de respeito. Tenho dito…..

  10. Joaquim Fonseca diz:

    Grande Mulher, sem medo de dizer muitas verdades, ou não tivesse está Sra, uma costela da minha Freguesia.

  11. Maria Celeste Estanislau diz:

    Uma verdadeira voz da verdade bem haja e continue a ser igual a si mesma, um enorme ORGULHO por ser PORTUGUESA.

  12. Armando Tudella diz:

    Que nunca lhe dia a voz para denunciar estas situações.

  13. Severino Marques diz:

    É uma Senhora portuguesa. Conhece como ninguém os nossos governantes. Esteve no meio deles e sabe tudo desses ladroes. Concerteza sabe tamto como o Rui Pinto. Continue com a mesma coragem e ponha os nomes aos bois.

    • Venicio diz:

      se esta no meio e so depois vem dizer e acto de cobardia e oque ela e e pode dar-se por contente estar no pais que esta ,ate quando nao sei ,mas pode o tiro sair pela culatra se quando esteve no meio deixou fazer que nao via secalhar nao partilharam com ela dai vir depois fazer esta figura triste que vem fazendo que sempre corresponde a verdade e que se emte onde nao e chamada seequer isso se chma falta de educacao,u mdia desses nao sei que sucedera mas para ja estamos bem servidos nessas ruas chamdas e ditas de meninas d avida ,esta ja e velha e sem caracter

  14. Não digo diz:

    Mas miseravelmente nada mudou até agora.
    SÓ um GOLPE de ESTADO com TIROS…

  15. Maria Matilde Guerra diz:

    É de pessoas como a Senhora que o país e o mundo precisa! Coragem para continuar!

  16. José Augusto Piteira diz:

    É uma grande mulher. Deveria e podia der primeira ministra

  17. José Manuel Silva diz:

    Parabéns! Não é todos os dias que se vê um cidadão com tanta coragem.
    Obrigado e continue com força.
    Portugal é, actualmente; um país onde a arte do GAMANÇO, está em expansão e prima pela IMPUNIDADE! Os maiores ladrões pertence aos maiores partidos. A CLASSE DIRIGENTE NÃO TEM CLASSE NENHUMA E JÁ METE NOJO!

  18. Carlos L.V. de Abweu diz:

    Confesso que em determinada altura esta Senhora me irritava. Hoje – dou a mão à palmatória – só tenho elogios a fazer à sua coragem, determinação e simplicidade com que aborda estas situações que deviam envergonhar tanta gente que por aí continua a pavonear-se descaradamente impunes. O meu cumprimento respeitoso Sª. D. Ana Gomes.

  19. Maria Teresa Ramos Soares diz:

    Lamento mas hoje publiquei esta carta como sendo escrita por um Rui Cruz.
    Espero que agora esteja correcto. Aceite os meus parabéns e um muito obrigada em nome de todas as portuguesas porque ela, mais que ninguém merece esta homenagem. Nem sei como ela tem aguentado.
    Partilhei também uma notícia dela a propósito do Rui Pinto e tenho tido desde há 2 dias milhares de gostos que são desviados para um outro site de futebol. O fb apenas me dá conta de.nomes e nada mais. Nem visualizo os comentários. Grata pela atenção.

  20. Ricou diz:

    completamente de acordo. É das poucas séria e honesta !!!

    • Elias Coprreia diz:

      Grande mulher de independência de coragem e de verdade Brevemente lhe Rão razão e deve ser condecorada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *