Cavaco Silva, mito, realidade ou a volta da censura?

Cavaco SilvaLeonilde Santos escreveu um texto onde expõe de forma estruturada a sua opinião sobre o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, mais especificamente sobre o seu estado de saúde.

O texto em referência é a opinião pessoal da autora, a sua análise relativa a factos que alega ter conhecimento ou ter presenciado. O texto de Leonilde Santos foi publicado nas redes sociais, amplamente partilhado e, “misteriosamente” desapareceu de todos os locais onde foi partilhado.

O Noticias Online enquanto órgão de comunicação social isento, livre e independente de qualquer poder político ou económico não pode compactuar com as manobras de silenciamento, cada vez mais em voga. Uma das conquistas do Povo Português foi a liberdade de expressão, temos todos de forma geral, os órgãos de comunicação social em particular a obrigação de não permitir que essa liberdade seja retirada aos Portugueses.

Acresce a esta situação o artigo publicado pelo jornal Público no próprio dia 10 de Junho bem como o desenvolvimento publicado hoje pelo Tugaleaks, em ambos os casos os relatos dos atentados à liberdade de imprensa são gravíssimos e não podem ser silenciados ou abafados.

Portugal necessita duma comunicação social corajosa, não dependente de interesses políticos e económicos. Essa é a garantia que damos aos nossos leitores, a coragem de publicar o que os outros têm medo, a isenção, a independência e a frontalidade nos temas que publicamos.

Há 40 anos existia censura mas essa tinha pelo menos a honestidade de se assumir e dar a cara, actualmente assistimos a uma escalada de controlo de opinião que recorre a métodos pouco transparentes e muito pouco éticos.

Este é o motivo que nos leva a publicar na íntegra o texto referido em relação ao qual deixamos aos nossos leitores as conclusões e as dúvidas que julguem pertinentes.

Creio que poucos são os cidadãos portugueses que se interrogam sobre o que se passou ontem com o PR durante as comemorações do 10 de Junho.

Até porque a maioria apenas viu imagens tratadas pelas 3 cadeias de televisão, onde foram cortados os momentos em que supostamente o PR Cavaco Silva teria tido a tal “ocorrência vagal” indicada pelo médico oficial da Presidência.

Isso é propositado para que o povo português não perceba o que se está a passar e a gravidade da situação.

Mas, felizmente há cidadãos atentos que gravam em vídeo estes eventos e sem manipulações nem mentiras, partilham essas imagens para que não restem dúvidas e para que existam provas para memória futura.

Se há já 5 anos eu tive uma suspeita do que estava a acontecer à saúde do actual Presidente da República, ontem eu tive a certeza.

Refiro-me a uma ocorrência a que todos assistimos aquando do discurso do PR quanto ao novo Estatuto dos Açores há 5 anos.

Aníbal Cavaco Silva, nesse dia entra hesitante na sala de imprensa e mantém-se durante quase 2 minutos num silêncio confrangedor, mastigando em seco e quase apático até que alguém lhe dá sinal para iniciar o discurso.

Se repararem bem, a expressão do rosto e o vazio total do olhar como quem não percebe onde está nem em que situação se encontra é evidente.

Ora se na altura muitos associaram esta ocorrência ao clima de tensão que se vivia então com as alegadas escutas e vigilâncias à Presidência, ontem houve quem tentasse associar o suposto desmaio às manifestações que ocorriam durante as cerimónias do 10 de Junho.

Se estiverem atentos, vão perceber que a voz de Cavaco Silva se torna arrastada que mostra enorme dificuldade na leitura e na compreensão das palavras e do contexto do discurso mas que nunca chegou a perder os sentidos.

Se repararem bem, ele pára de ler como se as palavras deixassem de lhe fazer sentido, ou deixasse de conseguir ler, hesita, tenta manter o equilíbrio balançando o corpo (perda de noção de espaço/tempo).

Quando o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas se aproxima e o segura ele olha-lhe o rosto e não o reconhece.

Quando os seguranças o ajudam ele está apático (ataxia neurológica) mas nunca perde os sentidos.

Os olhos estão abertos mas sem expressão e estão fixos, como quem fixa um ponto no espaço e se prende a esse ponto perdido no tempo e a mente vazia!

Estes são os sintomas de um evento de ataxia neurológica, um dos muitos sintomas da doença de Alzheimer.

Cavaco Silva denota já uma tremenda dificuldade de se orientar no espaço/temporal, tem dificuldade até mesmo não só na articulação oral como fora dos discursos oficiais começa a demonstrar dificuldade em verbalizar emoções ou de comunicar de forma clara procurando as palavras adequadas porque não se lembra delas além da dificuldade de assumir decisões.

Para os menos atentos ou para quem não conhece os sintomas, tudo isto parece estranho ou é motivo de piadas e anedotas, mas para quem conhece estes sintomas, esta situação reveste-se de uma enorme gravidade.

E é grave não só do ponto de vista pessoal no que toca à dignidade do indivíduo Cavaco Silva mas muito mais grave nas implicações que estão envolvidas no exercício das funções inerentes ao cargo que o indivíduo ocupa.

Cavaco Silva sofre de Alzheimer há vários anos, a doença como devem saber não surge de um dia para o outro, é progressiva.

O irmão dele (que morreu há 4 anos) sofria de esclerose lateral amiotrófica e na família há todo um historial de doenças degenerativas neurológicas que sempre são escondidas do público porque como também sabemos, a ignorância do povo português é abissal e tudo o que é doença neurológica é de imediato associada a doença mental e a doença mental é ainda hoje muito mal percebida e descriminada como se o doente tivesse culpa de ser doente ou pudesse modificar comportamentos ou ter mesmo noção do seu mal.

Infelizmente para este país, quem continua a deter o poder, escolheu Cavaco Silva para PR porque sabia da doença dele e que seria fácil de manobrar.

Sempre o soube, tal como sabia que ele era uma pessoa inflexível quando ainda estava na plena posse das suas faculdades mentais.

Usou essas duas características dele: a casmurrice e a doença que iria progredir para o que estamos a assistir hoje com o fim de poder ir manipulando a ascensão ao poder de PPC, outro que também é facilmente manipulável e demasiado estúpido para não perceber que está a ser usado.

Há quem saiba neste país quem é que tem estado por trás disto tudo, tal como esteve por trás do assassinato de Sá Carneiro e de Adelino Amaro da Costa.

A raposa velha que nunca gostou muito de se por ao sol e prefere trabalhar na sombra, anda agora a preparar (e treinar) a sua sucessora.

“Estava a bela Inês posta em sossego” e a raposa velha veio desassossegá-la!

Enfim, no meio disto tudo, até foi bom que ontem o episódio se desse em público embora tenha sido mais ou menos abafado (como de costume) mas as minhas dúvidas foram todas esclarecidas, embora suspeitasse disto desde esse célebre discurso de há cinco anos.

Quem conheceu Cavaco Silva como eu conheci há 30 anos, percebe isso de imediato.

Quem conhece os sintomas da doença de Alzheimer também percebe o que está a acontecer com Cavaco Silva.

As mudanças são tão evidentes que se tornam confrangedoras.

Continuam a existir nele os traços de arrogância e de inflexibilidade da sua antiga personalidade mas a desorientação, a apatia, as crises de ataxia são cada dia mais frequentes e vai chegar o momento em que não vão poder esconder mais a situação.

Espero sinceramente que tudo isto sirva para numa próxima legislatura se proponha a alteração da Constituição para que esta considere o mecanismo do Impeachment a fim de se evitar este golpe de estado pela via da legalidade mal acautelada!

Leonilde Santos

Observação: Esta nota reflecte apenas e tão só a minha opinião pessoal garantida pela Constituição da República Portuguesa no seu Artigo 37º assim como pelo Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.”

134 comentários a “Cavaco Silva, mito, realidade ou a volta da censura?”

  1. Isabel Baptista diz:

    é absolutamente verdade o que vem afirmado nesta notícia. Eu fui uma das pessoas que recebeu e reencaminhei o artigo em causa tendo arquivado a mensagem nos assuntos de interesse. Pois o que é verdade é que a maior parte dos destinatários não receberam a mensagem e a mesma – de forma “misteriorsa” desapareceu dos meus arquivos e também das mensagens enviadas. Convido os interessados a ouvirem uma gravação da obra do José Mário Branco FMI, que ainda ontem revisitei, e perguntem-se como ele o faz: “… que agora pode falar-se. Ou já não se pode?”. Defendam Abril e os valores que o sustentem porque se não, lembrando BRECHT “Agora levam-me a mim e quando percebi já era tarde!2

    Uma cidadã cuja profissão só pode ser exercida por ter acontecido o 25 de ABril.

  2. […] Online publica a carta aberta da nossa leitora Elvira Biscaia relativa ao artigo de opinião “Cavaco Silva, mito realidade ou a volta da censura?” da autoria de Leonilde […]

  3. CARTA ABERTA À JORNALISTA LEONILDE SANTOS
    Exma .Senhora
    Não sei que tipo de Jornalista é, nem me é necessário esse pormenor, para repudiar vivamente o que teve o arrojo de publicar. Sendo a senhora uma jornalista “sabe” que, nessa condição, pode, impunemente, escrever o que bem lhe aprouver, atendendo a que, quando da chegada ao poder dos arautos da Liberdade em Abril de 74 tudo foi feito para permitir, a si e aos seus colegas, usar do direito vergonhoso de difamar seja quem for, propalando boatos e informações desejadas, verdadeiras ou falsas, com outros fins em vista e que, depois do dano causado, ninguém lhes possa imputar responsabilidades.
    Subentende-se que a senhora, do alto da sua importância, chegou à conclusão de que o Presidente Cavaco Silva sofre de doença impeditiva de cumprir com competência o seu mandato até ao fim e que existe o propósito,” de algo ou alguém “, de esconder essa realidade para que os portugueses não percebam a gravidade da situação. Além disto informa-nos que suspeitou desta situação há já 5 anos quando, nos Açores, o Presidente entra hesitante e com um ar confrangedor mantendo-se cerca de dois minutos em silêncio, com um ar apático, com um vazio e inexpressão no olhar, mastigando em seco. E têm que lhe chamar a atenção para começar o discurso. Logo aí a senhora ficou com a certeza. Para os menos atentos e para os que não conhecem os sintomas da doença, tudo isto é motivo para piadas e anedotas, segundo afirma e nisso dou-lhe os parabéns, pois conhece bem os seus compatriotas. Refere-se ainda a que estas coisas ferem a dignidade do Presidente e do indivíduo Cavaco Silva. Também diz, a “talho de foice” que existem pessoas que filmam e tomam notas das coisas que têm vindo a suceder para memória futura (?) sem manipulações nem mentiras. Para isso mune-se de informações recolhidas a partir de estudos genéticos, tais como hereditariedade, partindo da doença e causa da morte do seu irmão há 4 anos, que sofria de esclerose lateral e ainda porque na família do Presidente existe um historial de doenças neurológicas degenerativas. Possivelmente a sua argumentação é, cientificamente, verdadeira e digna do maior crédito e não sou eu, respeitando o já famoso Princípio de Peter, que aqui irei combater as suas certezas. Adianta ainda, ao longo das suas considerações, que a personalidade de Cavaco Silva era a de uma pessoa inflexível quando na posse das faculdades mentais inalteradas.
    Parece-me também que a sua notícia lesa a obrigação de reserva da informação médica, que proíbe a divulgação dos dados de qualquer doente, ainda mais evidente quando se trata de uma figura pública exercendo o cargo máximo da Nação e cujo conhecimento alargado da delicadeza da situação pode levar a danos colaterais irreversíveis. Teria sido bom que tivesse tido esse pormenor em conta, a bem da resolução dos problemas nacionais.
    E aquele algo ou alguém, sabendo da casmurrice dele e da doença eminente assim foi conduzindo esta questão para levar do mesmo modo, ao poder Pedro Passos Coelho, outro que, segundo diz, também é manipulável e também demasiado estúpido para perceber que está a ser usado. E envereda pelo assassinato de Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa. Fala em raposas velhas que pelos vistos todos devíamos conhecer, não especificando quais nem onde estão. Parece-me que essa informação lançada como suspeita no final da sua missiva, era a única que, depois de identificada poderia ter algum aspecto positivo. Porque ainda estávamos a tempo do seu abate. Mas não, preferiu guardar mais essa Caixa para futuros eventos jornalísticos, que, como todos sabemos, para além de representarem para o jornalista um excelente aspecto positivo, gostam de chafurdar nas misérias e desgraças alheias.
    Deveria a senhora ter aguardado o que o Presidente tem para pedir ou comunicar aos seus Conselheiros, o que certamente será público na altura apropriada, e abster-se de meter a colher em seara alheia, dado que não lhe diz respeito qualquer decisão nessa matéria.
    E aproveitando a sua sugestão de alteração do texto da Constituição Portuguesa, considero urgente e inadiável, que se prevejam sanções para os jornalistas dado que, sendo as únicas pessoas, (para além do Tribunal Constitucional, que também usa de privilégios especiais) a poder levantar suspeitas, boatos e falsas ou verdadeiras notícias, sem que seja necessário participarem as fontes, tornando impeditivo às Polícias competentes de punir os difamadores. Mais uma vez a velha lição de que todos os animais são iguais, mas uns mais iguais que outros.

  4. joselourodacosta diz:

    Deus não dorme!!!!!!

  5. O diagnostico deve ser Demencia fronto temporal.

  6. dr. santos diz:

    diagnostico ? ALZHEIMER ?
    Há quem prefira Parkinson , porque é preferivel entornar um pouco de vinho do que esquecer-se onde esta a garrafa -…

  7. Paulo Silva diz:

    Deixem-se de tretas e mandem o homem para o asilo que ele claramente já não está capaz, aproveitem e corram com o restos dos abutres de cima da carcaça que é este nosso pais á beira mar plantado.
    Tenham a coragem de pensar com a própria cabeça como fez a Sr. Leonilde Santos, e não com a “cabeça” dos partidos como demonstram muitos dos comentários aqui apresentados, pois na verdade são eles os abutres
    de que á pouco falei.

  8. J. MATOS diz:

    Toda esta triste história começa num famoso congresso da Figueira da Foz em que o Sr. Cavaco goza com quem o elegeu pra presidente do PSD, dizendo que só estava ali porque comprou um carro novo e foi lá pra fazer a rodagem do carro e ganhou a presidência do PSD, como se tudo fosse uma mera brincadeira, ora com doença ou sem doença quem encara as coisas desta maneira, um dia com um pais perdido e ele com as responsabilidades que tem nesse pais é natural que tenha ausências de quem já não sabe no que se meteu e quem o meteu.

  9. Antonio Ribeiro diz:

    Leonilde Santos – quem é esta senhora? Médica especializada na doença de Alzheimer? Jornalista? Conspiradora ao service de outros? Ou por conta própria?
    Seria muito bom que alguém esclarecesse este assunto.

    • luis diz:

      Eu esclareço: Oh otário, ela está simplesmente a constatar baseado em factos reais o que toda a gente já fala em surdina, que a abécula de boliqueime tem a cambota gripada. Só imbecis ou gente a soldo desta palhaçada de governo e presidência é que não se apercebe disso. A que categoria pertences tu? seria muito bom que alguem esclarecesse isso

  10. Torre de Belem diz:

    Eheheheh….. Estou farto de me rir; isto não é um filme é uma longa metragem…. Proponho um voluntariado no Julio de Matos ! Eu já lá ando…

  11. Carlos Loureiro diz:

    Detesto Cavaco Silva que,em minha opinião,só teve um igual:Américo Tomás.
    Quanto à sua possível doença,é muito provável a sua existência pelos sintomas apresentados -mas quem sou eu, puro ignorante na matéria,para ter certezas?.Se for verdade,só lhe resta um caminho: – abandonar a P.R.
    Por último:acho o texto bem elaborado,mas aquela referência a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa é-me muito estranha.-Será que o afundamento do “Bolama” ,qual avião da Malásia,terá a ver alguma coisa com estas mortes?e que não foi assim tão acidental como dizem (disseram)?Apenas perguntas.
    Assim,fico com algumas dúvidas da imparcialidade da srª Leonilde Santos.

    P.S.:morte à censura!

    • carolino diz:

      Toda a gente sabe que isto anda tudo ligado. O afundamento do Bolama, a intervenção da polícia britânica, a pretexto do desaparecimento da miúda Maddie, o envolvimento do Bochechas em vigarices de alto gabarito internacional que ninguém quer investigar e nem sequer referir na cada vez mais controlada comunicação social, o destino desconhecido do Rui Mateus,
      que se evaporou como por encanto e agora se sabe que também viajava por convite (de quem???) no inencontrável avião da Malásia, o desaparecimento nunca esclarecido dos muitos milhões do Fundo de Defesa do Ultramar, que nem o Eanes explica (e tinha que saber, como ex-PR), a entrega de segredos de Estado, pelo Jorge Sampaio, à secreta de Israel, de quem esteve sempre ao serviço e que causou mais danos que o envolvimento do Soares com a CIA. Sim, o mesmo Soares que teve um envolvimento com um jovem pederasta alemão a trabalhar para a Alemanha de Leste, no tempo do chanceler Willy Brandt, cujos encontros eram frequentemente nas proximidades do aeroporto de Tempelhof (tudo sairá em breve em livro editado na Alemanha, para evitar o que aconteceu aqui com o livro do Rui Mateus), a história dos arquivos da pide e não só que voaram para a URSS e agora estão a regressar às pinguinhas
      a pedido de interessados receosos que ainda possam vir a público, o que está a ser uma mina para certos burocratas chantagistas russos que os controlam. Vai ser uma festa, porque os gajos vendem os originais mas ficam com cópias idênticas que vão permitir a continuação da chantagem. HÁ POR AÍ MUITO RABO DE PALHA a borrar-se de cagaço….

  12. Carlos Santos diz:

    Acabo de ver na televisão o nosso Presidente a discursar de improviso fazendo um discurso bem estruturado e com uma dicção perfeita.
    Os vídeos que aqui vejo, são iguais ao que vi na televisão.
    A esquerda tem tentado de tudo para desalojar o Presidente, como por meios democráticos não consegue, agora até se quer aproveitar dos problemas de saúde dele, os quais não podem ter a gravidade que lhe querem atribuir, pois não me parece que uma doença com a gravidade daquela que lhe apontam, em dez anos tenha tido uma tão pequena evolução.
    A soberba da esquerda é tanta que não consegue aceitar que a direita tenha elegido um presidente e logo para dois mandatos. Enche a boca com a palavra democracia mas só a aceita se ela reverter a seu favor.
    Temos pena, mas vão ter que viver com ele como presidente, até ao fim do mandato. E ainda bem porque além já ter sido o melhor 1º. Ministro, com algumas falhas, mas só não as tem, quem nada faz, tem também sido um grande Presidente numa altura em que o país passa por grandes dificuldades, dificuldades essas que só numa ínfima parte lhe podem ser atribuídas.

    • M. Cardoso diz:

      Mas que grande mentiroso este Carlos Santos

    • F Aguiar diz:

      C Santos, com esta sua lenga-lenga tenho quase a certeza de que sofre da mesma doenca do dito cujo PR CS

    • Manuel Lima diz:

      Em que país vive?

    • carlos costa diz:

      sem querer ser mal educado, mas…Sr carlos Santos, o senhor esteve preso?, não tem estado por cá???
      esse senhor vendeu-nos à Europa, gastou fortunas vindas da CEE (na altura) a esposa come bebe veste-se
      e passeia à custa de todos nós, ou melhor de quase todos pois depreendo que possivelmente à sua custa não será, uma vez que defende esse animal, dessa maneira.

    • Sarlos Cantos diz:

      Carlos Santos, pelo menos tente disfarçar… isto roça o ridículo.

    • helena costa diz:

      Vc deve ser cego e surdo,com que então, a discursar de improviso fazendo um discurso bem estruturado e com uma dicção perfeita?!
      De improviso? Ele estava a ler morcão; dircurso bem estruturado se continuava a ler ! Dicção perfeita ? O homem tremelicava e quando voltou continuou a tremelicar e ninguém percebeu pêva do que leu. Não seja tendencioso, abra os olhos e os ouvidos e depois fale.

  13. Sra. Leonilde Santos. Isto de dizer que a liberdade de expressão é uma conquista da democracia estou consigo. Agora escrever opiniões que de nada têm em concreto é uma cretinisse. Dou-lhe um exemplo. Aqui no meu Bairo dizem o PR é seu amante,.Como aceita isto? Tudo o que se diz é verdade?Tenha maneiras.

    • Jacinto Furtado diz:

      Francisco Torres, não sei em que bairro vive mas pelo que descreve não deve ser muito recomendável. Bairro de gente que recorre ao boato e que parece não ter capacidade para desenvolver um raciocínio que ultrapasse a baixaria. Há uma enorme diferença entre o texto de opinião da Leonilde Santos e o que acaba de escrever. A Leonilde, pode estar errada mas também pode não estar, baseia-se no que sabe, no que vê e na análise que faz de todas estas situações. Errada ou certa desenvolve um raciocínio que é claro e que é lógico. Acha que aí no seu bairro são capazes de fazer o mesmo? Duvido!

      • João diz:

        É a própria Leonilde que diz “Quem conheceu Cavaco Silva como eu conheci há 30 anos…”.
        Onde terá ela conhecido o Ti Cavaco…? Nos lençóis…?

        • Jacinto Furtado diz:

          Depreendo, pelas suas palavras, que só conhece pessoas nessas circunstâncias. É realmente um pouco redutor inclusive devido à indefinição de género e para si pouco abonatório em termos de competências sociais.

        • zé da bomba diz:

          haha isso é um argumento? muito fraquinho…assim não convence ninguém

    • André diz:

      Que belo exemplo comparativo. Você é dos bons.

    • helena costa diz:

      Tendencioso! Deve ser da família do homem!

  14. Irina Marques diz:

    Só assim se entende porque razão o homem que jurou defender a Constituição tenha deixado que ocorressem 8 chumbos do Tribunal Constitucional. Cavaco não pediu fiscalização preventiva ou sucessiva das leis que este governo quis implantar!
    Confirma-se o que pensei em relação a Fernando Nobre; ele já deveria estar a par desta situação, daí ter insistido tanto no cargo de Presidente da Assembleia da República…

  15. Dux Patriae diz:

    A sra alerta e ainda é condenada!!!! Triste a estúpido povo que não vê nem deixa que lhe mostrem, não merecem nada, cambada de bandalhos, só merecem a merda de políticos que vos são impostos pelos Bilderbergers, FMI’s, Maçónicos, Opus, Trilaterais, UE’s e afins.

    Pior cego é o que não quer ver, só mereceis uma ditadura de facto e ireis tê-la, mas que seja alguém que defenda os valores pátrios contra esses transnacionais e interesses mafiosos obscuros que tanto nos têm feito sofrer.

    E sim, a raposa, é esse playboizeco do Balsemão, esse cobarde malandro que nunca trabalhou e nem a cara quis dar, Berlusconi ao pé dele é um Sr. pois ao menos lutou pelo poder e não ficou nas sombras e nos jogos de espelhos.

    Este é falso, cínico, manipulador, incompetente, inútil e mau profissional e para tal usa-se dos outros.

    Mas a hora de todos eles está a chegar.

    Viva Portugal Livre, Soberano, Popular

    • ansomilo diz:

      Em solidariedade para com a amiga Leonilde Santos, subscrevo na íntegra o comentário de Dux Patriae.

    • João diz:

      Ainda bem que há alguém com três olhos…

      • cliente desconfiado diz:

        Vc é um Idiota e porco de linguagem! Guarde a frase para brincar com os tipos com quem se relaciona.

    • Ricardo diz:

      Já está para chegar há algum tempo a tal hora, quando é que será que realmente se passa das palavras ás acções?

      Quanto tempo demorará para se aperceberem de que temos que mexer? Caso contrário vamos continuar a ser peões das elites e seremos sempre subjugados por esses abutres.

      Está na hora de acordar !

  16. […] Leonilde Santos escreveu um texto onde expõe de forma estruturada a sua opinião sobre o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, mais especificamente sobre o seu estado de saúde. O texto em referência é a opinião pessoal da autora, a sua análise relativa a factos que alega ter conhecimento ou ter presenciado. O texto de…  […]

  17. Rui Meireles diz:

    Estar doente é algo de muito natural e humano, o que não é natural e até é desumano, é tentarem ocultar e calar aquilo que é já óbvio para todos, o nosso Presidente da República não está em boas condições de exercer o seu cargo que é de enorme responsabilidade e mexe com questões de grande interesse para todos nós cidadãos Nacionais.
    Deve resignar e cuidar dos seus interesses pessoais de saúde.
    Indecente é quererem que ele se mantenha apenas porque serve o interesse de um grupo muito bem instalado na nossa Sociedade.

  18. João Matos diz:

    Algo de estranho se passa. Pode ser algo com importância ou não. Quanto a falta de liberdade, não vejo que possa haver algo sequer parecido com o que acontecia antigamente. A teoria da conspiração também me parece de todo desmiolada. Aguardemos calmamente para sabermos o que se passa.

  19. Uma coisa me chama atenção nas opiniões que li, estranham que Leonilde Santos tenha sido
    interrogada mas não se interrogam que possivelmente o Sr .Cavaco Silva sufra de Alzheimer,como ser humano que é lamento-o. Mas pergunto . Num País ,que é o meu, mal governado por toda a qualidade de corruptos e oportunistas, só nos faltava dar a imagem,que eu vi num canal de televisão estrangeiro,que o nosso chefe de estado não se encontra capaz de ser chefe de nada. E estam preocupados se a Senhora foi ou não interrogada? Por favôr ponham os pés no chão. Os interrogatórios e a censura nunca deixou Portugal a policia tem outro nome mas o efeito é o mesmo,

  20. Rui Meireles diz:

    Não há nenhum desmaio, há sim uma paralisia cerebral.
    -Onde estou, onde estou?-O que é isto?-Quem são estes fantasmas à minha volta?…
    Levaram-no, oxigenaram-no e trouxeram-no de volta ao palco, ele nem se lembra do que lhe aconteceu, recomeçou tudo como se fosse a primeira vez.
    A Maria e o Pedro nem deram muita importância, reagiram a modos:
    “-Lá está ele outra vez a perder a noção do que está a fazer…”
    A Maria foi ver o que aconteceu -se calhar disseram-lhe para o fazer- e só muito mais tarde lá foi o Pedrinho de Vila Real muito sereno dar uma de menino lambão…

  21. Alberto Antunes diz:

    Vi o desmaio em directo num dos quatro canais abertos não me lembro qual e, não há troca na câmara, vê-se todo o desmaio, os minutos que o antecedem e pelo menos alguns segundos que o sucedem sem qualquer interrupção ou corte. Procurei no youtube para o rever e apenas aparecem versões editadas. A censura nunca foi embora… está é mais evidente.

  22. José Antunes diz:

    Vi o desmaio em directo num dos quatro canais abertos não me lembro qual e, não há troca na câmera, vê-se todo o desmaio, os minutos que o antecedem e pelo menos alguns segundos que sucedem sem qualquer interrupção ou corte. Procurei no youtube para o rever e apenas aparecem versões editadas. A censura nunca foi embora está é mais evidente.

  23. carlos diz:

    Texto capcioso, sem qualquer base científica ou factual, arquitectando uma forma de insulto ao PR, e branqueando a manifestação selvagem que prejudicava uma comemoração militar. Quando não se consegue deitar abaixo alguém nas urnas, tenta-se o golpe palaciano, o golpe de secretaria, ou o golpe nas ruas. Habituem-se esquerdoides… vão ter que gramar com Cavaco até às próximas presidenciais por mais que isso vos incomode. Já vi muito militar desfalecer em paradas e estavam todos aptos para a guerra.

    • Maria Olímpia da Costa Antunes Lucas diz:

      Bravo!!! Subscrevo!

    • JOSE BRANCO diz:

      Eles andam aí ! Então não é possivel dar uma opinião ? A sra que o fez, fez a sua análise e tem todo o direito , podemos concordar ou não , mas deveremos ser livres para o fazer.
      Então os aldrabões que ganharam nas urnas com base em mentiras, não deveriam ser escrutinados depois de porem um país na penúria ? Então estes políticos de aviário ,que nos (des ) governam ,não deveriam ser todos corridos ?
      O problema está exactamente em saberem que durante quatro anos poderão fazer o que quiserem ,que cá estaremos nós para pagar.
      Sobre Cavaco Silva , só poderei comentar , que a sua actuação está a deixar muito a desejar ,talvez não fosse mal, reconhecer a sua doença ( se existe ) pois está a ser conivente na destruição de um país.

    • David diz:

      Capcioso é o seu texto, provavelmente é um dos que fazem parte dos que estão por detrás desta tristeza toda, que manipulam o PR e toda a comunicação social, por isso à anos que deixei de ver estas supostas informações que vocês censuram, filtram para depois mostrar o que lhes interessa ao Portugueses. São as pessoas como você que fizeram a divida que o país tem e que agora dizem que foram os Portugueses que a fizeram. Eu não me importo de gramar com o Cavaco até ao fim da legislatura, pois isso vai fazer com que vocês se entalem ainda mais, porque quando acabar, quem é que vocês vão lá por? Não se esqueçam que os Portugueses estão a ficar mais alerta, e cada vez mais vão abrindo os olhos, aí depois as pessoas como você já não saberão que fazer, ou vão tentar uma ditadura? vocês neste momento nem tem o apoio dos militares, dos Alemães??? eles estão a borrifar-se para vocês, quando isto acabar, vão sofrer, vão perder tudo, vão ficar sem nada, estão à espera de uma nova revolução dos cravos? Esqueçam agora só a Revolução de Sangue!!! Tristes estas pessoas que pensam que isto vai durar para sempre!!!!!

      • Johndoe diz:

        Aplaudo de pé… quando foi a revolução dos cravos tinha 11 anos de idade, agora perante a situação a que se chegou actualmente e com 30 anos de vida castrense, penso tal e qual que não vai lá com cravos ou com flores…

    • João diz:

      Subscrevo…e assino por baixo.

      • Este País, só tem é ladrões, cada politico é um LADRÃO !

        • Quanto terá este ladrão ganho com a construção do CCB que 90% dos Portugueses não CONHECE ? O CCB foi construído quando o País precisava desse dinheiro para desenvolver a industria e a agricultura, só vigaristas é que fazem destas coisas!

          • Será que o povo português, ainda não viu que anda a ser enganado por politicos corruptos, se todos os eleitores não votarem, a situação teria que dár uma volta e essa canalha deixaria de ter poleiro. Quando falei no meu texto anterior não me refiro ao 1º ministro desse tempo pois o 1º ministro julgo eu, não pode dicidir sózinho um empreendimento tão caro mas sim ás pessoas que apoiaram tal construção, o CCB, foi dinheiro mal gasto por isso alguém deve ter recebido (ROUBADO) dinheiro indevidamente, por tanto é Ladrão !
            Não votar nestes politicos é um dever de todos.

    • ferreira diz:

      só falta a estes senhores dizerem que foi a esquerda que lhe pôs aluma coisa no café da manhã

  24. Maria J diz:

    Quem é a senhora Leonilde Santos e por que razão a sua opinião deve merecer crédito? Quem levanta suspeitas sobre a existência de uma eventual “raposa” manipuladora, deixando no ar uma teoria da conspiração, que garantia nos pode dar que a questão da doença do PR não será também ela uma teoria da conspiração? Estou de acordo que o episódio deveria ser muito bem esclarecido pela Presidência da República, mas não compreendo este “penso que”.

    • carlos diz:

      Leonilde Santos é uma militante bloquista com funções desestabilizadoras nos fóruns da comunicação social. Há muitas formas de ganhar uns trocos. Umas mais sujas que outras.

      • A. Pereira diz:

        Julgue-se a Leonilde. Não pode existir uma pseudo-pessoa .a mandar porcaria e não haver ninguem que interrogue.

        • Jacinto Furtado diz:

          Mas pelos vistos já pode existir uma pseudo-pessoa com a porcaria das ideias do tempo da inquisição.

    • asda diz:

      a raposa escondida tem um nome, e manda em PT há muito tempo sob a alçada da maçonaria escocesa e inglesa. Balsemão membro honorário Bilderberg.. É bom ver que há pessoas acordadas como a Leonilde, e é triste ver que há pessoas que preferem continuar a dormir.. A Informação já existe, é só procurá-la, em vez de escolher ficar burro, ou carneiro obediente da escumalha que nos rouba, escraviza e oprime, por via da censura, manipulação de informação, segregação de conhecimento.. etc
      Há sempre tempo para perceber o pântano onde se está realmente mergulhado

      • Gilberto Jesus diz:

        Tem toda a razão!!!! Felizmente existem ainda pessoas como a Leonilde que estão atentas! Infelizmente a esmagadora maioria do povo português continua a dormir ou, alienado pala CS, a ver futebol e novelas. Sem dúvida alguma que Portugal foi escolhido pelo mentores da NWO (Clube de Bilderberg e Pinto Balsemão fazem parte desse tenebroso grupo) como laboratório de ensaio para testar essas teorias. E que melhor laboratório podiam arranjar do que este onde as cobaias são submissas, alienadas e cobardes???
        É interessante acompanhar a lista de convidados para as reuniões anuais (Junho) deste Clube e tentar perceber o que alguns deles lá vão fazer. O ano passado foram lá Paulo Portas e António José Seguro. Curiosamente nunca vi nenhum jornalista perguntar a este último o que foi lá fazer.

      • antonio diz:

        Bravo | assim é que se fala : quando é que este desgraçado
        Povo abre finalmente a pestana ? E como se pode levantar
        este pobre País ( ou o que resta dele ) do chão ? Baseando-nos
        na mesma classe política – herdeira das melhores tradições dos
        vende-pátrias que deram de mão beijada aos inconfessáveis
        apetites dos vários imperialismos 96% do nosso território , e
        uns anos mais tarde destruiram todo o tecido produtivo , desde
        as pescas à agricultura , tornando-nos assim totalmente dependentes
        do estrangeiro para a nossa simples sobrevivência , isto a troco de uns
        milhões para reorganizar a nossa estrutura produtiva que foram
        competentemente gastos em campos de golfe, pscinas, Mercedes
        para todos , etc etc ?

    • carlos gomes diz:

      esta senhora e tao simples e somente uma cidada poruguesa que tem o direito a liberdade de expressao. e apenas a opiniao dela. quem quer aceita quem nao quer no minimo tem de a respeitar. so isso.

  25. ANA diz:

    Lamento dizer ,mas quanto ao problema em questão (doença ou não doença do PR.) Presenciei pela TV a súbita indisposição e pelas ausências notadas por todos ,e por alguns disparates já ditos como a de que (10000 euros de reforma não chegar para as despesas) , perante tudo isso ,fui levada a pensar que estava-mos perante um caso de doença ! . Temos que perceber que todos podemos adoecer ,independente da profissão que exerçamos ,agora temos é que abdicar do cargo quando isso pode trazer consequências bem graves num País !. Mais temos visto que a CR tem sido sistemáticamente atropelada pelo governo e o garante da C. nada tem feito para a defender , logo existe uma falha grande das funções do PR. Como o José Moreira diz noutros tempos ,já teve um Presidente cadáver no cargo e não gostava que se repeti-se ,eu como sei o que fala pois sou dessa época! também, não gostava da repetição! mesmo, vendo coisas impensáveis de repetir e já se estão a repetir infelizmente !!!!!!!!!!

    • Aero diz:

      Pode ver-se fantasmas e conspiração em tudo que nos rodeia, sem que isso corresponda ao real!
      Uma “visão” mais consistente e conciente precisa-se.
      Não é sério afirmar que a Constituição tem sido constantemente atropelada pelo governo ou quem quer que seja num regime onde existe um Tribunal Constitucional que até funciona declarando como será normal que agumas posturas da legislação que lá enviam com duvidas deste ou daquele grupo ou entidade não estão na sua interpretação de acordo com o actual texto constitucional.
      O contrário é que seria de desconfiar, se tudo fosse sempre certo e sem qualquer erro interpretativo!
      Exigir tal do governo isto é que tenha uma interpretação unica e certinha da constituição, quando os próprios mestres juizes do Constitucional a não têm é absolutamente revelador da parcialidade patética daqueles que acham estranho uma tal normalidade!!!

  26. dr Pereira diz:

    este Paulo, é ums coial fascista,d eve mamar bem do sistema, como parasita e cavaquista

  27. dr Pereira diz:

    dou os meus parabens à Leonild Santos por ter a coragem, e tambem a sapiencia, de retratar literalmente esta assustadora realidade. Como cientista social subscrevo as suas palavras,e tambem como cidadao humanista e cidadao revoltado. Cavaco é o maior criminoso da historia do pos abril 74, juntamente com o PSd, cds, ele um pide dgs que ajudou a torturar e matar muitos portugueses. Tinha de ser sentenciado a prisao por tantos crimes politicos e sociais cometidos.!

    • Este País, só tem é ladrões, cada politico é um LADRÃO !
      O Cavaco sempre foi um BANDALHO para o País, quanto terá ele ganho com a construção do CCB, que 90% dos portugueses nunca viu ?

  28. Paulo Fernandes diz:

    Boa noite,
    Acabo de ler o tal artigo e o artigo de opinião no mesmo englobado e nada mais posso ver do que total desconhecimento de facto. Para poder sustentar o meu comentário devo dizer que conheço bem o suficiente o professor Aníbal Cavaco Silva para poder dizer que embora respeite a opinião formada no artigo esta está complemente errada. De facto o nosso presidente da república padece de uma doença que por incrível que possa parecer, milhares de portugueses a têm e todos os dias vão para os seus empregos e fazem entre várias actividades. Posso garantir que está longe de ser alzheimer. Por motivos que apenas a mim me dizem respeito e porque afirmo que cada indivíduo deve ter a sua privacidade asseguradá seja ele varredor de ruas ou presidente dá república, não irei divulgar a mesma, garantindo apenas não se tratar de uma doença neorologica.

    • Jacinto Furtado diz:

      Bom dia Paulo,
      O texto de opinião publicado é isso mesmo uma opinião baseada na análise que autora fez de alguns acontecimentos e a conclusão a que chegou. Parto do principio, como sempre, que quando afirma conhecer o caso essa é uma realidade, da mesma forma que quando afirma que a doença está longe de ser a que aponta a autora do texto de opinião também será uma realidade. Há no entanto um facto que não devia chegar a este ponto, a primeira figura do Estado é diferente do cidadão comum e os seus problemas serão, em última análise o problema ou um potencial problema para todos nós. Recordo por exemplo o caso de Jorge Sampaio em que o gravíssimo problema cardíaco que teve foi claramente explicado aos Portugueses sem tabus e sem segredos, esta atitude não só tranquilizou a população como evitou boatos ou falsas análises.
      Cavaco Silva pode não ter uma doença do foro neurológico, pode muito bem ser um do mais de um milhão de Portugueses que padece de diabetes e o episódio da Guarda (por exemplo) não ter passado disso mesmo uma “simples” hipoglicemia. Deixo-lhe uma pergunta, acha legitimo que o mais alto magistrado da Nação permita que se crie um clima se suspeição, de dúvida, de instabilidade à sua volta?
      Note que a expressão “permita” referida acima não significa as recorrentes tentativas de silenciar a voz do Povo mas tão somente falar a verdade e esclarecer a população.

      • Sr. Jacinto Furtado, parabéns pelo seu comentário. Há anos que não se vê o presidente deste país a dar uma opinião em directo na comunicação social, muito parco nas suas opiniões, ou não tem opinião própria. Um presidente que só serve para assinar o que lhe põem na frente e dizer que não cede a pressões, mas deixa e assina por baixo o espoliar das reformas e ordenados, única forma de sobrevivência, e tudo o que tem levado este país à ruína, está a ser manipulado sim. Não convém dizer que o presidente está doente a quem tem sido subtraído os seus recursos, porque assim ficam mais divididas as culpas da maldade. Tanto o presidente como este nada mais têm feito que um ajuste de contas ao 25 de Abril. Alguma coisa está a ser escondida até que este também caia da cadeira.

    • Júlio Bento diz:

      Em qualquer país democrático seria comunicado ao Povo Português um boletim clínico a cerca da saúde do Senhor Presidente da Republica.
      Parece que o senhor quer confundir as pessoas: Uma coisa é a saúde do cidadão Cavaco Silva, outra bem diferente é a saúde do Presidente da Republica.
      Se o senhor não pode divulgar a doença, não deve dizer nada, pois não pode provar o que afirma.
      Se Portugal tivesse uma classe de jornalistas e orgãos de comunicação diferentes…..Não é admissível obrigarem a apagar fotografias. Isso é CENSURA.
      Como cidadão Português tenho direito a saber se o estado de saúde do nosso Presidente da Republica exercer plenamente as funções para que foi nomeado.
      Desejo de muita saúde ao cidadão senhor Aníbal cavaco Silva.

    • Júlio Bento diz:

      Li agora que poderia ser diabetes:
      Se realmente tem essa doença e já está nesse estado é um caso neurológico!
      Eu sei do que falo porque sou diabético e estou informado….

    • Gilberto Jesus diz:

      “neorologica”???? Isso deve ser grave….

  29. Rui Meireles diz:

    Portugal tem o que merece…Gosta imenso de ditadores e tal como parece suceder ser ditador é por si sinónimo de um doentio estado mental.
    Em resumo, estamos a ser governados pela Dona Maria tal como o fomos antigamente!…Só que esta ao contrário da outra, não fica em casa a tratar da sopinha no doce remanso do lar, gosta de viajar c’os netinhos para todo os cantos Universo e com isso sobrecarrega muito mais a Despesa Nacional…

  30. Frederico Barreiros Mota diz:

    Não é questão de ser interrogada no sentido em que estão a orientar a questão. No caso do estado de saúde do Presidente, a verificar-se é uma clara violação da Constituição (art. 124 n. 3). Nesse caso a Sra deve pois proceder à apresentação dos factos. Quanto à teoria da conspiração é apenas isso. Não devia, portanto, uma e outra coisa serem correlacionadas sob o “perigo” da primeira se descredibilizar dado o rídiculo aparente da segunda.

    • Júlio Bento diz:

      Exmo Senhor Frederico
      Porque não há um boletim clínico sobre a saúde do Sr PR? acabava-se a teoria da conspiração.
      A Presidência da Republica deve esclarecer os portugueses tal com fez o então PR Jorge Sampaio, quando da sua doença.

  31. O Sr. Bada tem de ser forçosamente um ex-pide reformado (e com pensão atribuída pelo Senhor Silva, vd. Alberto João Jardim) ou e pelo menos adepto de modalidades que tiveram na origem da Santa Inquisição, Gestapo, Securitate, KBG e quejandos, todos oficiais do mesmo ofício.

    A Leonilde – minha colega de profissão, e não digo camarada por mor de interpretações capciosas – escreveu o que bem entendeu e por certo responsabiliza-se do escrito. Só autoridades médicas especialistas e isentas poderão avaliar se a possível doença mental de Cavaco é real e para isso conviria que o analisassem com o maior cuidado e escrúpulo profissional, penso eu…Mas, naturalmente, teriam de ser convidados para isso. Do que duvido… pois somos Portugueses e adoramos jogar às escondidas… Penso e escrevo pois que os romanos já diziam que verba volant scripta manent/i>.

    Estou, portanto, ao lado da Leonilde que emitiu uma opinião dura e directa, mas que apenas expressa isso mesmo: uma opinião. Não ataca desbragadamente quem quer que seja. E, tanto quanto julgo saber, os delitos de opinião eram apanágio do regime salazarento, uma ditadura “paternalista”, mas ditadura. E só as ditaduras sustentam os delitos de opinião.

    Termino aqui para dar a minha solidariedade com a Leonilde e com o notícias ON LINE que tem a coragem de trazer a lume e, portanto, à discussão este tema. ABAIXO A CENSURA! DE QUALQUER TIPO!

  32. António Amaral diz:

    Li atentamente o texto e fiquei estupefacto com os múltiplos comentários e a questão é e será sempre de simples interpretação cujas interrogações aqui vou formular:~
    -É OU NÃO LICITO AO COMUM DOS PORTUGUESES , ALERTAR E ATÉ SE PREOCUPAR COM A SAÚDE DO MAIS ALTO MAGISTRADO DA NAÇÃO?
    – PODE-SE OU NÃO EMITIR OU FORMALIZAR UMA OPINIÃO , SEJA ELA CONCORDANTE OU DISCORDANTE ?
    -PODER-SE-À, OU NÃO CRITICAR A MÁQUINA DO ESTADO , EM ESPECIAL OS SEUS MAIS DIRECTOS INTERVENIENTES , QUE DETÉM CARGOS POLÍTICOS ?
    Estas são as conclusões de fácil interpretação que se consegue extrair dos múltiplos comentários, cuja a conclusão me apraz afirmar :
    -Estou sim preocupado com o meu país
    -Estou sim preocupado com o futuro da nova geração de portugueses
    -Estou sim preocupado com a classe política e a forma como exercem as suas funções

  33. iur avlis diz:

    Para as pessoas minimamente atentas, isto não é novo. Ou é?
    Ou seja, o PR já demonstra algumas falhas … há já alguns bons meses. Mas, o que é mais confrangedor é que o rei vai NÚ e muitos teimam em tentar tapar o sol com uma peneira.

  34. Paulo diz:

    Ainda que “Esta nota reflicta apenas e tão só a sua opinião pessoal garantida pela Constituição da República Portuguesa no seu Artigo 37º assim como pelo Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.” Devo-lhe dizer que a sua opinião D. Leonilde Santos é de todo irrelevante, de mau gosto, idiota, hedionda, sarcástica, nojenta, repugnante (tanto faz que seja o Cavaco como outro qualquer desconhecido)… se a ideia era alertar para a volta da censura escolheu um mau exemplo, que revela uma natureza cruel e desumana. O que lhe desejo a Si é que seja você própria a ficar com Alzheimer, durante muitos e longos anos para que você e os seus possam sofrer bem e por longo tempo. Seja você quem for pense bem antes de dizer…

    • Jacinto Furtado diz:

      Não encontro no texto de opinião qualquer tipo de sarcasmo, por outro lado já encontro uma certa repugnância, mau gosto e idiotice em comentários que são vazios de conteúdo mas que recorrem ao insulto fácil para tentar calar os outros. Aliás, com o desejo que formula apenas posso concluir que confirma o conteúdo e apenas ficou “ofendido” por ele ser publicamente abordado… É pena que se continue a tentar calar os outros não pela força da razão mas sim pela razão da força.

      • Paulo diz:

        Esqueça!
        Pode continuar a dizer o dislates que entender… porque tem a força da razão consigo!
        Eu só lhe dei a minha opinião que, reflecte, apenas e tão só, a minha opinião pessoal garantida pela Constituição da República Portuguesa no seu Artigo 37º assim como pelo Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e ao que parece ficou ofendido. No entanto nega o direito aos outros de ficarem ofendidos com a sua ou da tal Leonilda. Os disparates que já li atestam que tudo não passa de retórica barata de esquerda. No essencial acabou de demonstrar a sua ideia de liberdade e democracia. Fique com ela para si. Como habitualmente os mesmos direitos e obrigações têm “dois pesos e duas medidas”, caso lhe sejam agradáveis ou não.

        • Neca diz:

          Aqui o nosso amigo Paulo ficou muito ofendido, porque?
          Lamento imenso que o Sr Cavaco Silva possa sofrer de Alzheimer, mas infelizmente com essa doença há muitas mais pessoas. A unica coisa aqui em questao é o cargo e as responsabilidades que o Sr Cavaco Silva tem, e se está ou não está em condições para as desempenhar. O resto é bullshiting e nao venham com historias ou desculpas. Para teatro de marionetas vamos ali a Rua de Belmonte.
          Aqui é quase a historia do taxista que é cego, mas coitadinho que como é cego vamos continuar a deixa lo conduzir as crianças para a escola nao?

          Enfim, como dizem “quem tem olhinhos VÊ”

        • Sr. Paulo

          Até dá impressão que o sr. a ser verdade faz parte do segredo mal guardado. Se ninguém pode fazer juízo do que alguma coisa se está a passar, nem você devia estar a ofender a quem escreveu o artigo, porque ela tem razão e o senhor se tinha já a perdeu.

      • Jorge diz:

        Quem tem olhinhos….
        VÊ!!!!

    • Ricardo diz:

      Arre, ignóbil “Paulo”, deverias levar uma chapada por cada palavra que escreveste. Não um murro porque tens o direito a expressares a tua opinião, mas porque é péssima a tua resposta ao artigo. A autora não deseja nada ao Sr. Cavaco, apenas expressa a sua opinião, constatando uma possibilidade: O PR poderá estar doente, implicando com as suas funções como guardião da constituição portuguesa. Tu ao contrário, “desejando” Alzheimer à autora, adjectivando a opinião da autora como “nojenta, repugnante…”etc, é…sim merecedor do desprezo que eu não consegui evitar. Isto tudo, porque, infelizmente, o meu país está habitado por cegos que não querem ver, ou não conseguem ver, o péssimo estado em que se encontra o governo de Portugal, desde 74. Há corrupção. Há manipulação. Há estupidificação. E tu, paulo, és um mero exemplar da situação portuguesa.

    • Carla diz:

      Se a censura voltou, deverá surgir em breve uma nova PIDE e o Paulo seria um ótimo candidato para integrar as suas fileiras. Só pela linguagem que usou (essa sim, de mau gosto, idiota, hedionda, sarcástica, nojenta e repugnante) e pelo ódio latente que transmite perante a livre opinião preocupada de uma cidadã portuguesa, consegue-se vislumbrar, com alguma clareza que, o senhor seria um competentíssimo elemento da nova Polícia Política.

    • Alexander Himmler diz:

      Paulo, com o devido respeito, Vexa é uma besta!

    • Júlio Bento diz:

      Quando não há argumentos, vem a injúria!

    • orlando jaime mota diz:

      O senhor Paulo, é um ignorante, e um louco, não faça juizos de valor de problemas que desconhece. Não lhe vou dizer que é um ex Pide, ou que tem algum tacho deste governo, é um estúpido e imbecil ,, valia mais estar calado.

    • Sonia diz:

      que comentario mais ridiculo e sem sentido!
      olhe a si desejo-lhe o dobro do que o senhor deseja para os outros, sejam eles quem forem!

    • João Silva diz:

      Sr. Paulo, permita-me dizer que V. Insolência é uma besta malcriada. Quando deseja a uma pessoa e aos seus um voto de doença por muitos anos, não se esqueça que quando aponta com um dedo para alguém, tem mais três apontando para si; o polegar abstem-se neste caso, como você deveria tê-lo feito.
      É um grande defensor do Prof. Cavaco Silva? Já se esqueceu que foi durante a sua vigência de PM que ficámos sem indústria, pesca e agricultura? Que se derreteram rios de dinheiro para revitalizar esses sectores e que rios de subsídios ficaram enterrados em culturas não colhidas? Que perdemos cotas de pesca para outros países? Mas o facto de achar que o PR tem essas culpas no cartório, não lhe desejo doença alguma, tal como você fez à jornalista. O seu comentário foi grosseirão, mal-educado e estúpito, como aliás o senhor deve ser.
      Cresça por dentro, mas só na parte positiva, já que a bestialidade atingiu o limite e nesse a amada troika do PSD não cortou.

    • José Ferro diz:

      Comentário estupido, destropositado e ofensivo para a autora do direito de opinião, que não li nada a desmentir Talvez de saudosismo

  35. manuel gomes diz:

    respeitem o estado de saúde do homem e um ser humano que esta em dificuldades sejam quais forem as causas te direito a que não sejam tratadas em praca publica
    A constituição também diz que todos temos direito a ser respeitados e a sua privacidade

    • Jacinto Furtado diz:

      Entendo e respeito o seu comentário mas há algo que não podemos nem devemos ignorar, não se fala de um cidadão comum, trata-se do mais alto magistrado da nação e a sua total e completa sanidade ultrapassa o que é, ou pode ser, um “problema” individual para passar a ser um problema de todos nós.

    • Júlio Bento diz:

      Senhor Manuel
      Como já diversas pessoas escreveram. Não é ao homem que estas preocupações se dirigem mas sim ao Presidente da Republica Portuguesa.
      Aproveitando uma frase de um leitor: O senhor faria uma viagem de carro com um condutor cego(sabendo que ele é cego)?
      Com todo o respeito,
      saudações

  36. Pedro Lourenço diz:

    A raposa é o Balsemão?
    O dono dos media que manipulam a nossa opinião?

  37. Sílvio Rosado diz:

    a constituição não tem nenhum artigo onde no caso de um presidente não estar apto a cumprir o exercício das suas funções, possa ser retirado?

  38. Tânia diz:

    Eu publiquei este post em vários sítios e não desapareceu em nenhum. Deixem-se de tretas e teorias da conspiração que para isso á chega o governo que temos.

  39. Sílvio Rosado diz:

    Adorei o texto, e é sempre importante a analise de quem sabe, e devemos sempre fazer diagnósticos de situações
    limite.
    Relativamente quanto aos comentários que aqui alguns fazem sobre este texto.

    Observação: Esta nota reflecte apenas e tão só a minha opinião pessoal garantida pela Constituição da República Portuguesa no seu Artigo 37º assim como pelo Artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.”

  40. Duarte diz:

    Não percebo a indignação contra a senhora, visto que relata apenas e só… a verdade!!!!
    já há muito tempo que se houve uns barulhinhos acerca do assunto!!!…

    e novamente votaram nele…

    Agora é só aguardar o fim do seu mandato, claro!!!…pq como é habito nada se vai fazer!!!

  41. luis ferreira diz:

    Quem é a velha raposa?

  42. R. Alves diz:

    Também fui censurado pela senhora em causa. Aparentemente, pedir factos ao invés de invenções é forte demais. 😉

    • Jacinto Furtado diz:

      Ricardo Alves, a autora do texto de opinião faz isso mesmo, apresenta a sua opinião baseada nos factos que observa e que livremente analisa. Esses são os factos. Vê, Analisa, Formula opinião. A autora que eu tenha conhecimento não tem acesso ao processo clínico do visado no texto de opinião como tal esse pedido não faz sentido. Igualmente quando alguém lhe enumera “n” situações e baseado nessas situações emite uma opinião não lhe pode chamar invenção quando muito pode afirmar que a opinião está errada e contrapor, expor uma opinião contrária.

      • Paulo diz:

        Outra idiotice! pensar-se que se pode dar opiniões irrelevantes a título de tudo e qualquer coisa ainda que essa liberdade possa ferir a liberdade, a dignidade e os sentimento de outros seres humanos. É o tipo de violência admitida (pela esquerda), a violência das palavras. Pode-se dizer tudo em nome da liberdade individual, e não é necessário provar nada… é uma espécie de bullying permitido. Já pensaram que “Cavaco” ou “não Cavaco”, todos o seres humanos têm outros seres humanos, vulgarmente conhecidos por família, para os quais esta opinião, como lhe chama, pode ser muito sofrida e causar sofrimento (ainda mais se os factos forem reais). não havia necessidade… há é muita maldade!

        • Jacinto Furtado diz:

          Curioso mas violência nas palavras só encontro nos seus comentários que, reconheça-se ultrapassam o limite da falta de educação e elevação, não me diga que é um desses “perigosos indivíduos de esquerda”. Há uma enorme diferença entre o cidadão comum e o cidadão nas funções de presidente da República se no primeiro caso o “problema” é do próprio da sua família e amigos já no segundo é de todos nós, como tal somos todos parte interessada.

          • Paulo diz:

            Aí é que acho que está errado o Presidente da República, no que respeita a saúde antes de mais é ou deveria ser um cidadão comum. Mas como lhe digo a sua opinião não me interessa, eu escolho as opiniões que me interessam, posso não posso?

  43. Bada diz:

    Esta senhora Leonilde Santos deveria ser interrogada.

    • Jacinto Furtado diz:

      Errado!
      Quem devia ser interrogado é quem deu a ordem para os seguranças violarem a lei junto dos jornalistas que estavam no local.
      Quem devia ser interrogado é quem recorre a métodos ilegais para silenciar a liberdade de expressão.
      Quem devia ser interrogado é quem se esconde e não quem tem a coragem de dar a cara.
      Quem devia ser interrogado é quem insulta e quem ameaça.
      Se este texto de opinião foi publicado no Noticias Online foi precisamente para contrariar a tentativa de silenciamento protegendo ao abrigo da lei a autora.
      O Noticias Online assume com toda a frontalidade e coragem os temas que aborda e nada nos demove, muito menos comentários “anónimos”.

      • José Moreira diz:

        Lamento o presumível estado de Cavaco Silva; e preocupo-me com o presumível estado do presidente da República.
        Há décadas, cheguei a ser “governado” por um dirigente que já era cadáver; não me apetecia muito que a História se repetisse, embora com cambiantes.

        • antonio diz:

          Pois amigo José Moreira , ser está a referir -se a quem eu penso
          ( apenas e só um dos grandes Patriotas que tivemos ) , sempre lhe digo
          que tomáramos nós que tivesse deixado sucessores da sua dimensão
          – ainda hoje seríamos um País soberano e uma verdadeira Pátria !

      • Paulo diz:

        Tudo isto não passa de uma falsa teoria da conspiração. Assumir “com toda a frontalidade e coragem os temas” muitas vezes não é mais que cobardia e insanidade, porque humano mesmo é ter dúvidas e ser relutante a afirmar com arrogância aquilo não se pode saber por falta de competência. Ninguém é assim tão corajoso a menos que seja idiota.

    • julia abrantes diz:

      Interrogada por quem? E porquê? Diz o que viu e o que lhe suscitou, não ofende nem maltrata.

    • Albeto José Santos Antunes diz:

      Interrogado a que propósito? E por quem?
      Só me lembro desses mêtodos antes do 25 de Abril, quando uma determinada polícia interrogava tudo e todos, “por dá cá aquela palha”.
      Tenho pena de quem pensa assim, quem assim pensa não vive a realidade.

    • Luis diz:

      Devia ser interrogada e fazer desaparecer todo e qualquer conteúdo ,( bem fundamentado especialmente) que possa por em causa a honestidade de quem nos governa, não é?

      • Johndoe diz:

        Perdoe-me… fiquei sem saber se era para ficar de cara séria ou rir… na minha idade também já posso ter um niquinho de Alzheimer… mas quando se fala em HONESTIDADE… fico na duvida! Aprendi que os homens devem ser: integros, sérios, honestos, de palavra… palavra de honra, etc. e tal. Mas para estes atributos já vão uns anos valentes, outros tempos… mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

    • Celta diz:

      O sr. “Bada” quer fazer o favor de se explicar quanto à necessidade de Leonilde Santos ser “interrogada”, por quem, por si, ou por uma entidade extraterrestre?

    • Júlio Bento diz:

      Bada

      Desculpe mas enganou-se a digitalizar o texto. Onde diz interrogada, queria dizer LOUVADA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *